26.5 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Mutirão de oportunidades oferece bolsa nas áreas de tecnologia e empreendedorismo em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Como parte das etapas para a obtenção do Selo Unicef 2022, a Prefeitura da Vitória da Conquista está participando do Mutirão de Oportunidades, programa vinculado à plataforma 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), criada pela Unicef, com o objetivo de conectar adolescentes e jovens em idade de estágio, oferecendo-lhes oportunidades para se qualificar na busca por diferentes setores do mercado de trabalho.

A 1MiO é uma articulação que reúne mais de dois mil parceiros distribuídos entre os setores público e privado da sociedade civil e prevê a adesão a políticas públicas que contribuam para gerar oportunidades de trabalho para todos. Dessa forma, o Governo Municipal elaborou uma estratégia para conectar adolescentes ainda em idade escolar, mas já se aproximando da necessidade de conseguir oportunidades de trabalho.

“Montou-se uma estratégia para fazer com que esses adolescentes e jovens se conectem através do acesso a essa plataforma, por meio da qual eles vão ficar sabendo sobre oportunidades de estágio”, explica a articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Polímnia Cassimiro. “Havendo oportunidades dignas de estágio, o jovem pode permanecer estudando. Não é só conscientizar sobre não deixar de estudar para trabalhar, mas conferir também oportunidades de aprendizados de outras práticas, dentro do período estudantil”, informa ainda Polímnia.

O mutirão

O Mutirão de Oportunidades pode ser descrito como uma competição intermunicipal. Os municípios participantes disputam para ver qual deles disponibiliza mais oportunidades de estágio. Para isso, precisam cadastrar o maior número possível de adolescentes e jovens na plataforma 1MiO, garantindo-lhes a oportunidade de ter acesso a cursos gratuitos e informações sobre vagas de trabalho. O desafio foi iniciado em 26 de setembro e vai até 21 de novembro.

Ao se inscrever, cada município recebe 100 bolsas de estudos que devem ser direcionadas a adolescentes e jovens. Desse total de bolsas, 50 são para trilha formativa on-line na área de tecnologia e desenvolvimento; e outras 50 para trilha formativa on-line na área de empreendedorismo feminino.

“As cem bolsas de estudos são uma espécie de bônus e serão distribuídas em sorteios ou ações específicas. O objetivo central é cadastrar jovens na plataforma”, explica Melry Amaral, coordenadora municipal da Juventude e articuladora local do Mutirão de Oportunidades.

As estratégias para a divulgação e a distribuição das bolsas são de responsabilidade dos municípios. “O Governo Municipal tem liberdade para executar as estratégias que achar mais eficientes para captar o máximo possível de inscrições de jovens, seja por ações específicas, falando pessoalmente com alguns jovens, expondo banners em locais estratégicos ou em suas mídias sociais”, acrescenta Melry.

Como se cadastrar?

Para ter acesso às oportunidades de vagas, os adolescentes e jovens interessados podem ir à página da 1MiO na internet e clicar na área “Quero acessar oportunidades”. É preciso fazer o cadastro e, em seguida, acessar o “Painel de Oportunidades”. Além do acesso direto ao site da 1MiO, as pessoas também podem se inscrever por meio do QR code disponível em banners.

Premiações

Alcançando bons resultados nessas tarefas, o município conseguirá boa pontuação no desafio proposto pelo Unicef. Os resultados do Mutirão de Oportunidades serão divulgados até o dia 28 de novembro. Serão premiados os três municípios mais bem colocados em números de jovens incluídos na plataforma. Entre os prêmios, haverá a entrega de placas de “Município Destaque da Plataforma 1MiO” e o certificado de participação e reconhecimento para os integrantes das equipes municipais responsáveis por essa mobilização.

A plataforma 1MiO

Por meio da plataforma 1MiO, são oferecidas vagas de aprendiz, estágio e emprego, além de cursos e trilhas formativas de desenvolvimento profissional. O Unicef defende o direito à educação de qualidade para todos e o protagonismo jovem. A entidade coordena esforços pela erradicação do trabalho infantil e de todas as formas de discriminação, a fim de conectar, incluir e formar os jovens para o universo digital.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas