30.4 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Bahia tem alerta para chuvas intensas em todos os municípios

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-RS), emitiu dois alertas de chuvas intensas envolvendo todo o território Baiano. Ambos tem validade até às 10h desta quinta-feira (3).

Dos 417 municípios da Bahia, 272 estão sobe alerta laranja, de “perigo”, com possibilidade de chuvas entre  entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também podem ocorrer incidência grande de descargas elétricas.

Nestas localidades, nas regiões Centro-Sul, Sul, Oeste e Vale São Franciscano, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nos demais municípios, o alerta é amarelo, de “perigo potencial”, indicando possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Este alerta envolve a Região Metropolitana de Salvador, o Recôncavo e o Nordeste do Estado.

As orientas conditas nos alertas são para que as pessoas evitem se abrigar ou deixar veículos estacionados debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Também é recomendado deixar equipamentos elétricos desconectados das tomadas em caso de ocorrer muitos raios.

Também estão sobe alerta laranja algumas cidades do Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Tocantins.

Veja as informações completas sobre o alerta laranja

Veja as informações sobre o alerta amarelo

Chuva acumulada

De acordo com o Centro Nacional de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), entre os municípios monitorados na Bahia, o maior volume registrado foi em Caraíbas, próximo à Anagé e Vitória da Conquista. Entre as 12h desta terça-feira (1º) e 12h desta quarta-feira (2), choveu 183 mm na localidade.

Em Sítio do Mato, na região de Bom Jesus da Lapa, o acumulado é de 85 mm, o mesmo registrado em Urandi, na divisa com Minas Gerais. Em Brumado, a chuva foi de 77 mm e em Iuiu de 52.

Em Guanambi não houve medição oficial pelo Cemaden. O pluviômetro da Agência Sertão registrou acumulado de 100 mm no período, com o maior temporal registrado por volta das 15h30 de terça-feira, com alagamentos em várias ruas da cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas