27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista divulga candelário de ações do Novembro Azul

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista deu início à campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata, além de outras doenças que também acometem esse público. Foram divulgados pelo órgão os locais e as datas dos encontros que acontecerão no município.

As ações serão intensificadas ao longo deste mês na rede municipal de saúde, principalmente nas unidades de saúde das zonas urbana e rural, que farão dias D ao longo do mês, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), promovendo atividades educativas de promoção e prevenção à saúde para homens de todas as idades.

Neste ano, além da oferta usual de exames de PSA (antígeno prostático específico) disponíveis durante todos os meses, as unidades de saúde terão cotas extras para ampliar a quantidade de vagas para o exame de pacientes que atendam os critérios definidos.

Novembro Azul
Reprodução

Nas ações, também serão ofertadas consultas médicas e de enfermagem, palestras sobre câncer de próstata, rodas de conversa sobre diversos temas relacionados à saúde do homem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, oferta de teste rápido detecção de ISTs e atividades de práticas corporais.

Uma delas já aconteceu nesta quarta-feira (2), na unidade de saúde da família São João da Vitória, em parceria com o NASF-AB, com diversas atividades e serviços para os homens que foram convidados a participarem da ação.

Grande parte dos dias D acontecerá aos sábados pela manhã. Confira a programação das unidades de saúde:

  • 05 de novembro – USF José Gonçalves, USF Iguá e USF Urbis VI;
  • 09 de novembro – Posto de saúde Ipê;
  • 11 de novembro – USF Lagoa Formosa;
  • 12 de novembro – USF Conveima (equipe 1);
  • 17 de novembro – UBS Cae II;
  • 19 de novembro – USF Roseira, USF Lagoa das Flores I, USF Nelson Barros (bairro Kadija), USF Solange Hortélio (antigo CSU), USF Jardim Valéria I e II;
  • 20 de novembro – USF Nestor Guimarães (bairro Jurema)
  • 26 de novembro – USF Nossa Senhora Aparecida, USF Conveima (equipe 2), USF Simão, USF Lagoa das Flores II, USF Urbis V, USF Vila Serrana, USF Limeria, USF Vila América, USF Patagônia, USF João Melo Filho (bairro Ibirapuera), UBS Hugo de Castro (bairro Guarani), USF Dantelândia, USF Capinal, USF Miro Cairo, USF Veredinha, USF Cercadinho;
  • 27 de novembro – USF Bruno Bacelar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas