23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Sesab promove ações do Novembro Azul em Salvador, Ilhéus, Guanambi e em outras 37 unidades

Mais Lidas

Cerca de 40 unidades hospitalares da rede direta e indireta da Secretaria da Saúde do Estado do Bahia (Sesab) promovem neste mês ações voltadas para o rastreio, detecção e conscientização acerca do câncer de próstata. O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo, desconhecimento ou tabu, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, 48,5% da população baiana é masculina, um contingente de quase 7,3 milhões que, em sua maioria (57%) se concentra na faixa etária dos 20 aos 59 anos. “O rastreamento é realizado para diagnosticar o câncer antes que o paciente apresente qualquer sintoma da doença. As ações de conscientização nesse período são fundamentais”, alerta a secretária.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada triênio são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O câncer prostático acomete, geralmente, homens mais velhos, considerado raro naqueles com menos de 40 anos.

Confira a programação de algumas unidades de saúde do Estado:

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará um mutirão de consultas urológicas nos dias 19 e 20 de novembro para homens com idade a partir de 45 anos. Serão oferecidas 400 consultas, que devem ser agendadas de 7 a 10 de novembro, das 7h às 17h, através do telefone 0800 071 3535. Além da consulta, os pacientes poderão realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Ainda em Salvador, o Hospital Espanhol vai ganhar decoração noturna especial durante o mês. Também, estão previstas diversas ações com funcionários e público externo como a palestra com a psicóloga Christianne Gomes, no dia 21 de novembro, com o tema “Falando mais sobre câncer de próstata e a sexualidade masculina – desmistificando tabus”.

Em Feira de Santana, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realiza uma triagem para rastreio de câncer de próstata e de colorretal na próxima quinta-feira, 10 de novembro de 2022, na recepção do HGCA 2, das 09 às 12h. O público-alvo são homens com idade acima de 40 anos e ou com histórico de câncer na família. A orientação é que compareçam ao Hospital Clériston Andrade munidos de documentos pessoais e cartão do SUS.

Durante todo o mês, a unidade terá atendimento ambulatorial com consultas com médico urologista e endoscopista terapêutico ampliado. Além disso, serão ofertados exames para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos como: toque retal, antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia de próstata e para rastrear o câncer de colorretal.

No Hospital Geral de Guanambi estão programados 320 exames, nos meses de novembro e dezembro, do tipo consulta preventiva com urologista e exame de PSA e Ultrassom, de acordo com a demanda ou solicitação médica.

Localizado em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau vai ter a fachada iluminada de azul durante todo o mês. Além disso, vai oferecer corte de cabelo, barba e sorteio de brindes para os pacientes.

Rodas de Conversa com urologistas, psicólogas, nutricionistas e palestras de conscientização sobre a saúde do homem estão previstas para ocorrer durante todo o mês nos hospitais da Mulher, Regional de Santo Antônio de Jesus, Carvalho Luz, Professor Eládio Lasserre e na UPA de Jequié.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas