31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Evento de preparação dos servidores estaduais para aposentadoria acontece nesta terça em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Anúncio

O governo baiano está retomando as atividades do Prepare-se, o Programa de Preparação do Servidor Estadual para a Aposentadoria. Resultado de uma parceria entre a Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a mais nova edição do projeto acontece nesta terça-feira (08), das 8h às 18h, no Teatro Glauber Rocha, à Estrada do Bem Querer, s/n, Vitória da Conquista.

A previsão é mobilizar cerca de 450 pessoas. Os participantes são servidores efetivos do Estado que estão em via de aposentar, sendo que cada funcionário público poderá levar um familiar como acompanhante.

Na programação, estão previstas, entre outras atividades, palestras sobre temas como qualidade de vida, educação financeira, legislação, benefícios previdenciários, empreendedorismo, saúde, envelhecimento ativo e alimentação saudável, além de apresentações musicais, feiras de artesanato e produtos agroecológicos, exposição de livros e serviços de consultoria e orientação, com atendimento personalizado.

“Depois do isolamento da pandemia e de um período em que nos concentramos em orientar as equipes internas sobre as mudanças na legislação, nosso foco é abrir espaço para acolher os servidores em suas dúvidas e demandas por esclarecimento”, ressalta a diretora de Benefícios Joana Pinheiro, que fará uma palestra no evento sobre o impacto da Reforma da Previdência, ao lado da coordenadora Rutinéia Lopes, das 9h às 10h30.

Neste contexto, um dos maiores destaques da nova edição do Prepare-se será a presença do Balcão Previdenciário. Disponível das 8h30 às 11h40 e das 14h às 18h, o serviço irá permitir aos servidores obter informações essenciais para planejar a própria aposentadoria, incluindo orientações sobre requisitos e marcos legais e consulta de dados do histórico funcional.

“Para não ter surpresas no momento da solicitação de aposentadoria, é fundamental checar com antecedência se é preciso sanear dados, solicitando, por exemplo, a averbação de tempos de serviço”, alerta Pinheiro.

Outro serviço disponível durante o Prepare-se será o Plantão Psicológico, com sessões conduzidas por profissionais da área de saúde mental, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h. Já na programação de palestras, destaque para a apresentação do economista Gustavo Pessoti, com o tema “Educação Financeira: do orçamento à decisão de investimento”, no horário das 10h40 às 11h40.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas