21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Cortejo Afro marcará véspera do Dia da Consciência Negra em Guanambi

Mais Lidas

No próximo dia 19, o Grupo Afromalêko vai realizar mais uma edição do tradicional Cortejo Afro em Comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data celebrada em várias partes país no dia 20 de novembro.

A concentração para o cortejo será a partir das 14h, na Rua Ana Nery, no bairro Monte Pascoal. De lá, por volta de 16h, os participantes sairão em direção à Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão).

De acordo com os organizadores, a atividade tem com objetivo a Comemorar esta data é debater e refletir sobre a questão racial e a importância do povo negro no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.

Eles ressaltam que o Grupo Afromalêko vem trabalhando com a questão racial, principalmente nos bairros periféricos, e mantém o projeto de aulas percussivas para crianças e adolescente.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O dia da Consciência Negra é comemorado anualmente em todo país, no dia 20 de novembro. A data tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Além disso, é utilizada para que possamos analisar o impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

A data foi criada, em 2003, e instituída oficialmente em âmbito nacional com a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. No Dia da Consciência Negra é feriado oficial em mais de mil cidades brasileiras.

A data homenageia o pernambucano Zumbi dos Palmares. Zumbi foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Ele faleceu no dia 20 de novembro de 1695.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas