34.8 C
Guanambi
24.4 C
Vitória da Conquista

Inmet emite alertas de chuvas intensas para regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista e Sul Baiano

Mais Lidas

Anúncio

Dois alertas meteorológicos de nível laranja, classificado na categoria “perigo”, entraram em validade na manhã desta quarta-feira (16) para as regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista e Sul Baiano.

Os alertas são emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severas para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

O primeiro deles, com vigência iniciada às 9h30, alerta para o risco de chuvas intensas nas cidades de Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério. O mesmo alerta vale para mais de 300 cidades dos estados de Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Nestas áreas são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

O segundo alerta laranja válido para a Bahia é sobre acumulado de chuvas, abrangendo 89 cidades das regiões de Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

Também são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia nestas áreas, que englobam também boa parte do Espírito Santo e cidades do Norte e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce de Minas Gerais.

Em algumas localidades pode haver interrupção no fornecimento de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas a depender da intensidade dos temporais.

As recomendação para as situações nas regiões onde podem ocorrer os eventos meteorológicos adversos são para que se evite estacionar veículos ou se abrigar debaixo de árvores e placas de publicidade durante temporais. Também é recomendo que se enfrentar o mau tempo e que se monitore as encostas para visualizar perigos eminentes.

Veja o Alerta para o Oeste da Bahia

Veja o Alerta para o Centro Sul e Sul Baiano

Previsões

Os próximos dez dias devem ser de bastante chuva em boa parte da Bahia, principalmente na metade Sul do mapa.

Em algumas localidades, principalmente próximo à faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, os volumes acumulados neste período podem passar de 100 mm.

Nas previsões desta quarta-feira (16), a indicação que pode chover até o próximo dia 25 acumulados entre 90 e 110 mm em Guanambi; entre 110 e 150 mm em Vitória da Conquista; 90 e 95 mm em Barreiras; e 120 a 215 mm em Eunápolis.

Confira as previsões para os próximos dez dias

 

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas