28.8 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

IF Baiano participa de Boletim Técnico da Epamig sobre cultivo de Umbuzeiro

Mais Lidas

Pesquisas sobre o cultivo de umbuzeiro realizadas no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi e na Epamig Norte, em Nova Porteirinha, Norte de Minas Gerais, estão disponíveis a partir de agora por meio de um Boletim Técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A publicação, “Caracterização e manejo nutricional de acessos de umbuzeiro”, pode ser encontrada na livraria da Epamig a custo de apenas R$ 8.

De acordo com o professor Sérgio Donato, esta é a primeira publicação com recomendação sobre adubação de umbuzeiro no país. “São pesquisas desenvolvidas tanto em Guanambi, no nosso campo experimental, como também na Epamig, em Nova Porteirinha, no Norte de Minas. Este boletim traz informações importantes sobre a manutenção da produtividade e da qualidade nutricional dos frutos por meio da adubação correta”, disse.

Além do professor Sérgio, do Campus Guanambi, a publicação tem a participação do estudante Joel da Silva de Deus, do curso de Agronomia do IF Baiano, e dos pesquisadores Maria Geralda Vilela Rodrigues, Maurício Mendes Cardoso, Ariane Castricini e Kellson Frederico Tolentino Sousa da Epamig Norte.

Esta é a segunda publicação sobre cultivo do umbuzeiro feita em parceria entre as duas instituições. A primeira saiu em 2019, em forma de periódico, o Informe Agropecuário nº 307, Umbuzeiro: a fruteira da Caatinga.

O IF Baiano e a Epamig trabalham em parceira há pelo menos duas décadas na preservação das variabilidade do umbuzeiro e na aplicação de técnicas de conservação e manejo das plantas. As duas instituições mantém coleções de acessos com 30 tipos diferentes de umbu e de umbu cajá, coletados no Semiárido brasileiro, principalmente originados da Bahia, do Norte de Minas Gerais e de Pernambuco.

Para divulgar o boletim técnico, dois eventos devem ser realizados em 2023. O primeiro deve ocorrer na sede da Epamig, em Nova Porteirinha, no mês de fevereiro. Também está previsto um evento em Vitória da Conquista, provavelmente no mês de março.

Boletim Técnico – Caracterização e manejo nutricional de acessos de umbuzeiro

Clique aqui para comprar

Também continua disponível para venda, a custo de R$ 12, o Informe Agropecuário de 2019 – Umbuzeiro: a fruteira da caatinga (clique aqui)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas