26.1 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Bahia tem alertas para chuvas intensas e tempestades em quase todas as regiões

Mais Lidas

Mais dois “Alertas Laranjas”, indicando possiblidade de “Perigo”, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Um dos alertas, iniciado às 9h21 deste domingo (20) e com validade até às 11h desta segunda-feira (21), indica possibilidade de chuvas intensas que podem atingir 251 municípios baianos das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste e Sul e Vale São Franciscano.

O outro alerta indica possibilidade de tempestades e até queda de granizo em algumas localidades. Ele abrange municípios dos Estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Na Bahia, ele abrange os municípios de Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Iuiu, Jaborandi, Malhada e Sebastião Laranjeiras. A validade também termina às 11h desta segunda.

Nas áreas dos dois alertas podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, com rajadas que podem variar de 60-100 km/h.

De acordo com o Inmet, estas condições podem indicar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações em caso de confirmação de ocorrência de temporais fortes são para que se evite abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e também para que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em situações de chuva com muita intensidade de raios, a recomendação também é para que se desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia dos imóveis para evitar acidentes com a rede.

Apenas as cidades das regiões de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso estão fora dos “Alertas Laranjas”. Para maior parte destas regiões, os alertas vigentes são “Amarelos”, de Perigo potencial.

Veja os principais alertas:

Alerta Vermelho – Chuvas Intensas

Alerta Vermelho – Tempestades

Previsões

As previsões dos institutos de meteorologia e dos modelos meteorológicos indicam que deve chover consideravelmente em boa parte da Bahia até o fim do mês de novembro.

Nos próximos dez dias, os acumulados podem superar os 150 mm em algumas regiões do Oeste, Sul, Centro-Sul e Vale-São Franciscano, regiões onde são esperados os maiores volumes.

Veja a previsão para os próximos dez dias

 

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas