23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Tempo deve continuar chuvoso em boa parte da Bahia até o fim de novembro

Mais Lidas

As condições meteorológicas deverão continuar favoráveis a ocorrência de chuvas em boa parte da Bahia até o fim de novembro. De acordo com os principais institutos de meteorologia, os volumes acumulados podem chegar a quase 200 mm até o próximo dia 30 em algumas localidades do estado.

Nos três primeiros dias da semana, as previsões apontam para chuvas mais fracas, resultantes da umidade que ficou após a última Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) perder força, principalmente na metade sul do estado, com maiores volumes esperados para o litoral.

Com o avançar dos dias, as previsões indicam que a chuva deve se intensificar novamente. Até o fim do mês deve chover em todas as regiões, com destaque para toda a faixa de divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e para faixa litorânea da divisa com o Espírito Santo até Salvador, além de parte significativa das Regiões Oeste e Vale São-Franciscano.

As próximas chuvas mais intensas devem ser formadas por conta de uma zona de baixa pressão que tende a se consolidar na altura do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, possibilitando a formação de um novo corredor de umidade.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Alertas

Desde o início da última semana, vários alertas meteorológicos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a possibilidade de ocorrência de chuvas volumosas e de temporais na Bahia.

Para esta segunda-feira (21), dois alertas amarelos e um vermelho abrangem o estado, porém em um número bem menor de municípios do que os anteriores.

Em 72 municípios do Sul, Extremo-Sul e Centro Sul podem ocorrer chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

O alerta foi iniciado às 10h e tem validade até às 10h desta terça-feira (22).

Veja mais informações sobre o Alerta Laranja 

Acumulados

De acordo com os dados Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), cidades do Sul da Bahia tiveram os maiores acumulados de chuva nas últimas 96 horas. Choveu 292 mm em Prado e 170 mm em Porto Seguro.

No Centro Sul, as cidades com maior quantidade de chuva foram Guajeru, com 106 mm e Licinio de Almeida, com 74 mm. Em Brumado choveu cerca de 60 mm na noite deste domingo (20), provocando pontos de alagamentos na cidade.

Guanambi

Em Guanambi, as previsões apontam que o acumulado até o fim do mês pode variar entre 80mm e 150 mm. Até o momento, o pluviômetro da Agência Sertão instalado no Centro da cidade, registrou acumulado de 143 mm nos primeiros 20 dias de novembro, com registro de oito dias chuvosos e um temporal de 75 mm no primeiro dia do mês.

As primeiras chuvas no município foram registrados no dia 23 de setembro, primeiro dia da primavera. Depois voltou a chover de forma pouco significativa em outubro.

Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista também estão previstas chuvas volumosas até o fim de novembro. Os modelos meteorológicos apontam acumulado entre 120 mm e 160 mm no período. Ao contrário de outras cidades da Bahia, o município ainda não recebeu chuvas expressivas nesta primavera.

De acordo com os dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foram 88 mm bem distribuídos ao longo do mês.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas