29.2 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Todos os municípios da Bahia estão sob alertas de chuvas intensas neste fim de semana

Mais Lidas

Quatro alertas meteorológicos estão vigorando em todas as cidades da Bahia neste sábado (26). Eles foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert).

Um dos alertas é “Vermelho” para acumulado de chuva, classificado como de “Grande Perigo”, válido para 14 municípios do Extremo Sul Baiano – Alcobaça, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Nestas localidades podem ocorrer chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Estas condições trazem riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, em áreas localizadas com áreas propícias a estes problemas.

Cinco destes municípios, Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado, estão ainda sob alerta laranja para ventos costeiros intensos. Este aviso meteorológico também vale para nove municípios do Espírito Santo.

Outro alerta, “Laranja”, também para acumulado de chuva e classificado como “Perigo”, vale para 289 municípios das regiões Centro Norte, Centro Sul, Extremo Oeste, Sul e Vale São-Franciscano da Bahia.

Estes locais podem registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Nestas localidades também podem ocorrer alagamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia, entre outros problemas.

O quatro e último alerta é “Amarelo”, de “Perigo Potencial”, válido para os municípios das regiões Metropolitana de Salvador e Nordeste, além de partes do Centro Norte e Vale São-Franciscano da Bahia.

Nestas áreas são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. As chances de alagamentos e deslizamentos de terra nestas regiões é menor do que nas demais sob alertas “Laranja” e Vermelho.

Em todos os casos de chuva intensa, as recomendações são para que se evite abrigo ou estacionar veículos embaixo de árvores e de placas publicitárias. Também é importante evitar enfrentar o mau tempo e observar com atenção a estabilidade das encostas e o nível dos cursos d’água.

Em caso de risco eminente ou de acidentes por conta das condições climáticas, a recomendações são para que se acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Defesa Civil, pelo telefone 199 onde este serviço é disponibilizado.

Os três alertas vermelhos para chuva intensa foram iniciados na manhã deste sábado e têm validade até as 10h deste domingo (27). Já o alerta de ventos costeiros também foi emitido pela manhã, no entanto, sua validade termina às 23h59.

Veja o alerta Vermelho

Veja o alerta Laranja

Veja o alerta Laranja (ventos costeiros)

Veja o alerta Amarelo

Previsões

As previsões dos institutos de meteorologia e dos modelos meteorológicos indicam que deve continuar chovendo até o fim de novembro e também nos primeiros dias de outubro em praticamente toda a Bahia.

São esperados volumes superiores a 100 mm nos próximos dias nas regiões de Barreiras, Guanambi, Vitória da Conquista, além de boa parte do Vale São-Franciscano e outras regiões mais centrais.

No Sul do Estado, os volumes podem superar 200 mm no mesmo período, principalmente nas cidades litorâneas, desde a divisa com o Espírito Santo e até próximo a Salvador.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas