23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Bahia continua sob alerta de chuvas intensas em todos os municípios

Mais Lidas

O tempo segue com condições de chuva em todas as regiões da Bahia nesta quarta-feira (30). Por esta razão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio da Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alerta-AS), emitiu novos alertas de chuvas intensas e de acumulados de chuva nos 417 municípios do estado.

São dois alertas de cor “Laranja”, de “Perigo”, e um alerta  “Amarelo”, de “Perigo Potencial”. Um dos alertas de cor Laranja, para Acumulado de Chuva, engloba 211 municípios em uma faixa do leste do estado, começando no litoral, desde Sergipe, até a divisa com o Espírito Santo, incluindo todo o Sul Baiano.

Nestas regiões podem ocorrer chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. As condições trazem risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco

O outro alerta, da mesma cor, afeta 231 municípios, das regiões Centro-Sul, Centro-Norte, Vale São-Franciscano e parte do Nordeste Baiano. Alguns municípios estão sob as áreas dos dois alertas.

As condições também são para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, no entanto, acompanhadas de ventos intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta “Amarelo” de chuvas intensas engloba 40 municípios, de parte do Vale São-Franciscano e do Oeste Baiano. Onde podem ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Em todos os casos, as recomendações são para que se evite enfrentar o mal tempo, atravessar vias alagadas e se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores e de placas de publicidade.

Também é recomendo ter cuidado com a rede elétrica e desligar aparelhos da tomada ou até mesmo a chave geral em caso de temporais com muito vento, raios e trovões. Em caso de emergência, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Os três alertas foram iniciados no fim da manhã e têm validade até às 10h desta quinta-feira (1º).

Veja o alerta Laranja de Acumulado de Chuva

Veja o alerta Laranja de Chuvas Intensas

Veja o alerta Amarelo de Chuvas Intensas

Maiores acumulados

As chuvas dos últimos dias já causaram transtornos em várias regiões do Estado, com registros de alagamentos e desalojados em algumas cidades.

De acordo com a rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas para Desastres Naturais (Cemaden), os maiores volumes de chuva das últimas 96 horas foram registrados nos municípios de São Felix, com 174 mm, Macajubá, 161 mm, Maragogipe, 152 mm, Santo Amaro, com 151 mm, Santa Teresinha, 149 mm, Biritinga, 144 mm, Retirolândia, 142 mm, Jaguaquara, 136 mm

Previsões

Os institutos de meteorologia e os modelos meteorológicos estão apontando que o tempo pode continuar chuvoso na maior parte da Bahia durante boa parte da primeira semana de dezembro.

Na maior parte do estado, os volumes não devem superar 70 mm nos próximos dez dias, com exceção litoral e restante da região Sul, onde ainda pode chover mais de 200 mm em cidades como Porto Seguro, Canavieiras e Teixeira de Freitas.

Em Salvador, o acumulado no período deve ficar próximo a 100 mm.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas