28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Duas pessoas ficaram feridas após explosão de gás de cozinha em Vitória da Conquista

Diante do acidente, o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista divulgou uma lista com orientações para se evitar acidentes com o gás de cozinha.

Mais Lidas

Duas pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira (30) após uma explosão provocada por Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente chamado de gás de cozinha.

O acidente aconteceu em uma casa do bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. De acordo com o Corpo de Bombeiros a explosão ocorreu no momento em que um dos moradores chegou a residência, onde havia gás concentrado em virtude de um vazamento.

O filho da vítima dormia em um dos quartos da residência e também foi atingido. Ambos apresentaram queimaduras de 2º e 3º grau e foram conduzidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) a uma unidade de saúde

O Corpo de Bombeiros informou que as causas do vazamento poderão ser indicadas posteriormente pela realização de uma perícia.

Dicas de prevenção

O Corpo de Bombeiros divulgou uma lista com instruções para evitar acidentes com gás de cozinha:

– Ao perceber cheiro de gás no ambiente, nunca acenda a luz, não use aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, nem acione interruptores de energia elétrica. Neste caso, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

– Veja periodicamente as instalações de gás de sua residência. Para saber se há vazamentos, use espuma liquida em volta do registro e ao longo da mangueira. Se houver vazamentos haverá formação de bolhas.

– Observe a aparência do botijão de gás. Não pode estar amassado, enferrujado ou danificado.

– Não instale o botijão de gás em locais fechados, sem ventilação. Não deixe panos, papel ou outros materiais de fácil combustão próximos ao fogão ou ao gás. Em caso de vazamentos ou de princípios de incêndios os materiais de fácil combustão ajudam a propagar o fogo.

– A mangueira e a válvula de botijões de gás devem ser certificadas pelo Inmetro e possuem data de validade. Proceda à substituição se a validade estiver vencida.

– Jamais atravesse a mangueira pela parte de trás do fogão;

– Se tiver dúvidas entre em contato com a empresa responsável pela instalação do gás.

– Acione o Corpo de Bombeiros se houver uma emergência pelo telefone 193.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas