24.2 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Vacinas contra a Covid-19 têm chegado aos poucos e estoque acaba no mesmo dia em Guanambi

Com volta de casos na cidade, mais pessoas estão procurando atualizar o esquema vacinal, no entanto, as vacinas não estão chegando em quantidade suficiente

Mais Lidas

A quantidade de vacinas contra a Covid-19 que tem chegado à população de Guanambi tem sido menor do que a procura nas unidades de saúde. Com o ressurgimento de novos casos nas últimas semanas, mais pessoas procuraram os postos em busca de atualizar o esquema vacinal, no entanto, muitos não conseguiram o imunizante.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Guanambi  informou que o problema ocorre porque há poucas doses sendo enviadas ao município pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Já o órgão estadual afirma que tem chegado poucas vacinas no estado nas últimas semanas.

De acordo com a página de transparência sobre vacinação na Bahia. Em novembro, pouco mais de 1 milhão de doses foram entregues a Bahia. A última remessa ocorreu no início da semana, com 100 mil doses da vacina da Astrezenca e 300 mil da Pfizer. O sistema da Seab mostra que não foram enviadas doses ao estado no mês de outubro.

Um lote de cerca de 3 mil doses desta última remessa deverá chegar a Guanambi na próxima segunda-feira (5), quando a Vigilância Sanitária irá divulgar um novo cronograma de vacinação.

“As doses em Guanambi chegam em um dia, e no outro já são aplicadas em todos os postos da rede. Na última remessa, foi enviada uma quantidade ínfima de doses. É preciso que, na iminência de uma nova onda, o esquema vacinal das doses de reforço seja ampliado para a população e o Governo do Estado e o Ministério da Saúde se atente a esta questão”, disse à assessoria da prefeitura em nota envia à imprensa.

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, em Guanambi já foram aplicadas 243.240 doses de vacinas contra a Covid-19. São 81.357 pessoas que tomara pelo menos uma dose, das quais 76.964 toram duas doses ou a vacina de dose única. O primeiro reforço foi aplicado em 57.019 pessoas e o segundo reforço em 27.900.

Casos

Assim como tem ocorrido em várias partes do país, em Guanambi o número de casos voltou a subir nas últimas semanas. Somente nesta quinta-feira (1º) foram 24 e o número de casos ativos chegou a 52.

Até o fechamento do último boletim, não havia nenhum paciente hospitalizado.

Veja também:

Prefeitura de Guanambi decreta medidas de prevenção à Covid-19

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas