20.1 C
Guanambi
16.6 C
Vitória da Conquista

Com estoque crítico de sangue, Hemoba fará horário espacial no feriadão em Salvador

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) funcionará em horário especial em Salvador a partir desta quinta-feira (8) até o sábado (10). A Hemoba está com estoque crítico, principalmente, dos tipos sanguíneos O+ e O-, encontrando dificuldades para suprir a demanda dos hospitais do estado.

Nesta quinta, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira de Salvador, o órgão funcionará em horário especial aa capital baiana.  A sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, e a unidade do Salvador Norte Shopping, atenderão no horário habitual.

Contudo, por causa da manutenção do Hemóvel, o atendimento no Salvador Shopping está suspenso.

Já na sexta-feira (9), os postos de coleta estarão abertos normalmente mesmo durante o jogo da Seleção Brasileira contra a Croácia, às 12h.

Doação de sangue
Reprodução

No interior, com exceção das unidades de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, as Unidades de Coleta e Transfusão – UCT fecharão uma hora antes da partida. No sábado, a sede da Hemoba, em Salvador, atenderá das 7h00 às 16h30.

Para o diretor geral da instituição, Luiz Catto, vários fatores influenciam na redução de doadores neste período de final de ano, como as comemorações da Copa do Mundo, as chuvas, férias escolares, aumento dos casos de Covid 19, um dos fatores de inaptidão provisória, e a consequente diminuição das visitas familiares nos hospitais, que afeta o contato para captação da doação de sangue.

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30.

Além disso, os voluntários podem procurar o Salvador Norte Shopping, atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h; e os hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por 07 dias.

Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias