32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Sesab inicia curso de atualização em Saúde Mental Pediátrica

Mais Lidas

A Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde (SUPERH/Sesab), através da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA/SUPERH), iniciou nesta semana o Curso de Atualização em Saúde Mental Pediátrica (CASMP).

A formação é destinada a qualificar os profissionais trabalhadores do SUS para a implantação de leitos psiquiátrico-pediátricos em Hospitais Gerais da Bahia.

A qualificação atende à uma demanda do Ministério Público que culminou na implantação de 08 leitos psiquiátricos na enfermaria pediátrica do Hospital Geral do Estado, em outubro de 2022.

A inserção de leitos de pediatria qualificados para o atendimento destinado a crianças e adolescentes em sofrimento ou transtorno mental é uma das premissas descritas na Portaria do Ministério da Saúde 148 de 31 de janeiro de 2012, que define as normas de funcionamento e habilitação do Serviço Hospitalar de Referência para atenção a pessoas nessas condições.

A proposta é que, posteriormente, a oferta seja disseminada para outras Instituições hospitalares da rede SESAB a fim de ampliar as discussões sobre as boas práticas da Saúde Mental, fortalecer os fluxos, manuais e protocolos de atendimento à crise, bem como o matriciamento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na Bahia.

O público alvo do projeto são os profissionais de saúde (médico, enfermeira, técnico em enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional ou assistente social), preferencialmente, com experiência e/ou afinidade com a área da Saúde Mental.

O curso tem carga horária total de 72h, sendo 48 horas presenciais na Escola de Saúde Pública para os residentes de Salvador e região metropolitana, com transmissão ao Vivo através da Plataforma Teams para os demais municípios e 24 horas de EAD.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas