32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Nível do Rio São Francisco deve subir nas próximas semanas com chuvas de até 300 mm no fim da primavera

Meteorologia está indicando que deve chover bastante nos próximos dias no Alto e Médio rio São Francisco

Mais Lidas

Os municípios da bacia do Rio São Francisco em Minas Gerais e em parte da Bahia deverão receber as maiores chuvas da primavera nos últimos dez dias da estação que terminará às 18h48 do próximo dia 21.

Os modelos meteorológicos e institutos de meteorologia estão apontando para a possibilidade de chuvas intensas, com acumulados acima de 300 mm em algumas localidades.

As previsões valem para as região do Alto São Francisco e do Médio São Francisco, contemplado todas as sub-bacias, tanto da direita, na Região Central e Norte de Minas de  Minas, quanto da esquerda, no Centro-Oeste e Noroeste.

Também há previsão de muita chuva em toda as regiões das bacias do rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Na Bahia, as chuvas devem se concentrar em toda a metade Sul do Estado, com bastante concentração nas Regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e principalmente no Sul Baiano.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Alerta

Até às 10h desta quarta-feira (14), todos os municípios de Minas Gerais e parte da Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins já estão sobre alerta de chuvas intensas.

Nestas áreas a podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos  de 60-100 km/h.

Veja o alerta 

Nível do São Francisco

De acordo com dados comparativos dos registros de chuva e de variação do nível do rio, este volume previsto de chuva pode fazer o rio São Francisco atingir o maior nível desde o início do período chuvoso, tanto à montante, quanto à jusante do reservatório da Hidroelétrica de Três Marias.

No início deste mês, o primeiro reservatório do Velho Chico interrompeu a trajetória de diminuição do volume com pouco mais de 51% e voltou a ter afluência maior do que a defluência. Com a confirmação das chuvas do restante de dezembro, o reservatório deve recuperar uma parte de seu nível.

O último dado disponibilidade pela Agência Nacional de Águas (ANA) é de quarta-feira (7). Na ocasião, o reservatório já tinha 52,67% de volume útil, com afluência de 982 metros  cúbicos por segundo (m²/s) e defluência turbinada de 440 m³/s.

Já o Operador Nacional do Sistema indica que o volume subiu para 53,73% nesta segunda-feira (12). Há um ano, o volume era de aproximadamente 40%.

Na cidade de São Francisco, no Norte de Minas, o nível do rio já está em elevação desde outubro e superou a marca dos quatro metros no início deste mês. Por conta das chuvas e dos aumentos de vazão em Três Marias, o nível ficou acima de 2,10 metros durante todo o ano. O mês com menos água foi setembro.

Nesta mesma cidade, no dia 21 de janeiro, o nível do Velho Chico chegou a 10,18 metros, uma das maiores cheias registradas nos últimos 30 anos.

As previsões ainda não são precisa para poder concluir que haverá novamente uma grande cheia em 2023.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas