20.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

IF Baiano inscreve para curso de Mestrado em Guanambi e de Especialização em Governador Mangabeira

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano está com oferta de vagas em cursos de Especialização em Governador Mangabeira e de Mestrado em Guanambi. Os cursos são gratuitos, sem taxa de inscrição ou matrícula.

A pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, oferecida pelo Campus Governador Mangabeira, está com inscrições abertas de 06 de dezembro de 2022 a 15 de fevereiro de 2023 para ingresso de nova turma. As inscrições são realizadas exclusivamente por e-mail, enviando a documentação exigida pelo edital para pos.ecn@gm.ifbaiano.edu.br.

Serão ofertadas 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 22 vagas para ampla concorrência; 06 vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (20%); e 02 vagas para candidato pessoa com deficiência (5%).

A seleção se dará em três etapas: a primeira é análise de currículo Lattes, eliminatória e classificatória; a segunda é a análise de carta de interesse, apresentando as motivações que o levaram a pretender o curso, etapa apenas classificatória; a terceira é a entrevista individual, eliminatória e classificatória.

O público-alvo do curso é preferencialmente portadores de Diploma de graduação em Física, Química, Biologia ou Matemática, e professores de Ciências e Matemática da rede pública e particular – desde que sejam portadores de diploma de curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, registrado nos órgãos competentes, tendo prioridade aos portadores de diploma de licenciatura e que estão atuando em sala de aula nas áreas de formação do curso.

Sobre o curso

O curso tem como Objetivo Geral capacitar professores das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, com base em saberes específicos, curriculares e experienciais, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado da educação básica de Governador Mangabeira e região.

A carga horária do curso é de 420 horas, sendo 360 horas dos componentes curriculares e 60 horas do TCC, distribuídas ao longo de 18 meses e ofertada no formato modular. Acompanhe o processo seletivo nesta página.

Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido

O curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS) está com inscrição aberta de 09 de dezembro de 2022 a 30 de janeiro de 2023. A inscrição é realizada através de envio de documentação exigida pelo edital para o e-mail: prosselmppvs@guanambi.ifbaiano.edu.br.

Serão ofertadas 10 vagas para ingresso no MPPVS em 2023, sendo duas vagas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas e uma vaga destinada a pessoas com deficiência. O Processo Seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, visa avaliar a proposta de pesquisa, enquanto a segunda, de caráter classificatório, avalia o histórico acadêmico e profissional do candidato.

Podem se inscrever no MPPVS graduados ou graduandos que concluirão o curso até a data prevista para matrícula, em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Agrárias, Biológicas ou área correlata à área de concentração do curso pretendido. Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso pretendido, a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do programa.

Sobre o curso

O curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à resolução destes problemas.

Pretende-se, com a instituição e desenvolvimento deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos de inovação aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. O MPPVS possui área de concentração em Produção Vegetal, com duas linhas de pesquisa: Agricultura de Sequeiro e Agricultura Irrigada.

O MPPVS é um curso gratuito oferecido pelo IF Baiano com sede no Campus Guanambi, situado no Distrito de Ceraíma, s/n, Zona Rural, Caixa Postal Nº. 09, Guanambi, BA, CEP 46.430-000. Acompanhe a seleção nesta página.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas