23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Estudantes de Araci, Boninal, Bom Jesus da Lapa, Matina e Vitória da Conquista recebem prêmio de excelência científica

Mais Lidas

Nove projetos de iniciação científica, desenvolvidos por estudantes de seis escolas estaduais no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), foram premiados na 1ª Mostra de trabalhos de iniciação científica (Mostra DIC), do Programa Webinário Divulgação na Iniciação Científica (DIC).

O evento é promovido pelo Projeto Educação Científica em Foco, tem o objetivo de divulgar as produções científicas dos estudantes e a cerimônia de premiação ocorreu de forma on-line, neste mês de dezembro.

Na mostra, cinco projetos elaborados por estudantes de Araci, Boninal, Bom Jesus da Lapa, Matina e Vitória da Conquista receberam o “Prêmio Excelência em Pesquisa”, da Associação Brasileira de Incentivo à Pesquisa (ABRIC), que dá direito à publicação de artigos científicos no periódico Scientia Prima, da ABRIC.

Os demais projetos receberam credenciais para participar do Encontro Internacional de Ciências e Tecnologia Estudantil Fenosista (EICYTEF), no Panamá, e para a Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação (EXPOCETI), em Recife. Ambos os eventos serão realizados em 2023, em datas a serem divulgadas.

Para a estudante Emille Pereira, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, em Matina, que participa do projeto “A ausência da produção textual de escritoras negras e indígenas brasileiras nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio: uma análise sob a ótica da interseccionalidade”, o prêmio ABRIC é resultado de muita dedicação. “É extremante importante ter conseguido essa relevante conquista e que dará mais visibilidade aos trabalhos de escritoras negras e indígenas brasileiras”.

Quem também está feliz com a conquista do Prêmio ABRIC é a estudante Tamylla Sousa, 15, 1º ano, do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Boninal, que desenvolveu o projeto “A importância da Chapada Diamantina enquanto conteúdo curricular na educação baiana”. “O projeto foi pensado com o objetivo de contribuir para a educação escolar, para que o povo tenha mais conhecimento e orgulho de nossa terra. Este prêmio significa muito para mim”, comentou.

Confira a relação dos projetos premiados:

Prêmio Excelência em Pesquisa da ABRIC
– “A ausência da produção textual de escritoras negras e indígenas brasileiras nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio: uma análise sob a ótica da interseccionalidade”, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, em Matina.

– Labo Expert – laboratório experimental tecnológico”, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Sisal II, em Araci.

– A Biologia na séria The Flash: análise das ciências biológicas presente em séries de conteúdo científico”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Vitória da Conquista.

– “A importância da Chapada Diamantina enquanto conteúdo curricular na educação baiana”, do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Boninal.

– “Histórias vistas, mas não contadas: o uso da arte na construção do Alfa museu on-line no município de Bom Jesus da Lapa”, do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa.

Credenciais para a EICYTEF 2023

– Produção de fitocosmético a partir da casca da banana como alternativa sustentável para tratamentos estéticos, Centro de Educação Territorial de Educação (CETEP) Sisal II, em Araci.
– Neuro Anime: a química das emoções, Centro Juvenil de Ciência e Cultura de (CJCC), em Vitória da Conquista.
– O assédio e a violência simbólica contra a mulher em ambientes frequentados por jovens, Colégio Estadual Rui Barbosa, em Boninal.

Credenciais para a Expoceti 2023

– Labo Expert – laboratório experimental tecnológico”, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Sisal II, em Araci.
– A Biologia na séria The Flash: análise das ciências biológicas presente em séries de conteúdo científico”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Vitória da Conquista.
– Levantamento entomológico em duas áreas do cerrado, Colégio Estadual do Campo Miguel Moreira de Carvalho, em São Desidério.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas