19.5 C
Guanambi
16 C
Vitória da Conquista

Municípios da Região de Guanambi e Caetité ajudam a manter a Bahia com líder nacional na produção de energias renováveis

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

O segmento de Energias Renováveis foi o que mais contribuiu para a interiorização do desenvolvimento econômico na Bahia nos últimos anos. Guanambi é um dos municípios do estado que contribui tanto na produção de energia eólica quanto solar.

De acordo com o boletim de dezembro divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado (com dados referentes a out/22), a Bahia segue como líder nacional na geração total de energia solar e de energia eólica, sendo responsável por, respectivamente, 28,89% e 32,57% da produção nacional nos dois segmentos.

Dentre os municípios responsáveis pela produção baiana dessas energias renováveis apenas Guanambi e Casa Nova tem usinas dos dois ramos.

No campo da energia solar nove municípios baianos têm usinas em operação, são eles: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Salvador, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.

Já quando o assunto é energia eólica, são vinte e cinco municípios com usinas: Bonito, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Campo Formoso, Casa Nova, Gentio do Ouro, Guanambi, Igaporã, Iraquara, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Ourolândia, Pindaí, Riacho de Santana, Sento Sé, Sobradinho, Souto Soares, Tucano, Umburanas, Urandi, Várzea Nova e Xique-Xique.

Segundo a SDE, a Bahia também é líder na comercialização dos leilões de energia solar e de energia eólica.

O Estado tem um total de 252 parques eólicos em operação, com 6,5 gigawatts (GW) de potência instalada. Estima-se que os parques em operação tenham investido R$ 26 bilhões e gerado mais de 65 mil vagas de trabalho em toda cadeia produtiva.

Já a energia solar fotovoltaica, que tem 45 usinas em operação, com 1,3 GW de potência, investiu R$ 6 bilhões e criou mais de 40 mil empregos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias