21.5 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Bahia volta a ficar sob alerta de chuvas intensas

Mais Lidas

Voltou a chover na Bahia nas primeiras semanas de 2023 após uma trégua desde o Natal. Nesta quarta-feira (4), boa parte do estado voltou a ficar sob alerta para chuvas intensas e acumulados elevados.

Os sistemas atmosféricos atuantes no momento estão canalizando umidade novamente para o Centro-Oeste e Sudeste do país e boa parte da Bahia também já está recebendo chuvas.

No início da manhã, dois alertas “amarelos”, de “perigo potencial”, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio de Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Um deles, de chuvas intensas, abrange 218 municípios das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste, Vale São-Franciscano e Sul Baiano, além de mais de 760 municípios de Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O outro, de acumulado de chuva, abrange 78 municípios mais próximos à faixa litorânea nas regiões Sul, Centro Sul, Metropolitana de Salvador e Nordeste Baiano.

Nestas áreas, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Nas localidades do alerta de chuvas intensas também podem ocorrer ventos intensos, com velocidade de 40 a 60 km/h.

Os riscos de alagamentos são pequenos, no entanto, é necessário observar com atenção as encostas por conta da possibilidade de deslizamentos.

Veja o alerta de chuvas intensas

Veja o alerta de acumulado de chuva

Previsões

As previsões apontam que pode chover mais de 100 mm até o fim da próxima semana em algumas regiões da Bahia, principalmente nas áreas mais próximas da divisa com o Norte Mineiro e também no Oeste e no litoral.

Na metade Norte do Estado, as chuvas não devem ultrapassar a marca dos 50 mm até o fim da primeira quinzena de janeiro.

Veja as previsões para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas