25.1 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Chuvas devem voltar às regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista até o fim da semana

Mais Lidas

Deve voltar a chover de forma significativa em boa parte da Bahia com o avançar da semana. As regiões de Barreiras, no Extremo-Oeste, e de Guanambi e Vitória da Conquista, no Centro-Sul, devem receber os maiores volumes.

As previsões desta terça-feira (17) apontam chuva média entre 40 e 100 mm até 26 de janeiro nesta faixa que percorre as áreas próximas às divisas com Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

Os maiores volumes de chuva devem se concentrar nestes estados, beneficiando também parte da Bahia com novas chuvas de verão.

As bacias hidrográficas devem continuar registrando vazões elevadas, principalmente a bacia do rio São Francisco, cujas vazões permanecem elevadas da nascente até a foz e pode ter chuvas acima de 150 mm. No Norte do país, deve chover bastante em toda a bacia do rio Amazonas.

Nas regiões mais castigadas pelas chuvas do fim de 2022, a preocupação maior é com as condições de estradas e com deslizamentos em áreas de risco. Também há possibilidade de ocorrer alagamentos em algumas regiões, principalmente de Minas Gerais.

Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista

Na região de Barreiras são esperados os maiores volumes, entre 70 e 100 mm. Já em Guanambi pode chover entre 50 e 60 mm de acordo com as previsões de momento. Por fim, em Vitória da Conquista, as previsões apontam acumulados na casa de 40 mm.

As temperaturas devem seguir altas pelo menos até sexta-feira (20). A razão é a presença de uma Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) estacionado sobre a Bahia. Ele deve perder força nos próximos dias e abrir espaço para o avanço da umidade trazida por uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) em formação.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas