29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Cerca de 80 mil alevinos foram lançados ao rio São Francisco

Mais Lidas

Duas ações de repovoamento do rio São Francisco foram realizadas no último domingo (22) em cidades de Sergipe. A iniciativa é da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

As atividades foram realizada nos municípios de Ilha das Flores e Gararu. Cerca de 80 mil alevinos de espécies nativas da bacia foram inseridos no Velho Chico. Os peixamentos tiveram a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho.

A maior parte, 75 mil alevinos, são de curimatã. Também foram mais de dois mil alevinos de pacamã e dois mil juvenis de camarão-pitu.

De acordo com a estatal, até o momento, já são quatro municípios contemplados em Sergipe com peixamentos no ano de 2023. As ações de repovoamento estão inseridas nas celebrações de Bom Jesus dos Navegantes na região.

“Essa ação é muito importante porque estamos devolvendo vida ao rio São Francisco, especialmente quando inserimos espécies como o camarão-pitu, atualmente em risco de extinção. É um trabalho que nos orgulha por seu impacto ambiental e social”, declarou o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho.

O projeto acontece em parceria com as prefeituras locais. O próximo peixamento no estado está agendado para o dia 29 de janeiro, no município de Propriá.

As espécies são produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas