22.7 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Acumulado de chuva em Guanambi superou 800 mm

Mais Lidas

Voltou a chover forte em Guanambi nesta quinta-feira (26). Foram mais de 70 milímetros (mm) em alguns pontos da cidade em um intervalo de aproximadamente 45 minutos, desta vez, sem registro de alagamentos de maior proporção.

Chuvas intensas em curto espaço de tempo têm sido frequentes na cidade desde novembro. No domingo (22), uma chuva pela madrugada e outra no início da tarde acumularam 75 mm. Em novembro e janeiro foram várias situações de transtornos causados por temporais na cidade.

O acumulado de janeiro chegou a 229 mm e da temporada chuvosa, iniciada em setembro, já é de 829 mm, um a mais do que os 828 mm registrados na estação chuvosa anterior (2021-2022).

Os dados são do pluviômetro da Agência Sertão, instalado em um imóvel no Centro da cidade, coletando dados das chuvas em Guanambi desde 2017. De acordo com os registros, a marca da temporada 2022-2023 está bem próximo da alcançada nas estações chuvosas de 2020-2021, a maior da série histórica até aqui, com 857 mm acumulados.

Acumulado de Chuva em Guanambi
Acumulado de chuva em Guanambi desde 2017

Dentro da mesma série histórica, é a primeira vez que o acumulado superou 800 mm antes do fim do mês de janeiro. Nas duas ocasiões anteriores, este volume só foi alcançado com as últimas chuvas de abril.

As chuvas da atual temporada chuvosa estão mais bem distribuídas do que da temporada anterior. Em dezembro de 2021 foram registrados 444 mm, volume que corresponde a 54% de toda a chuva daquele período chuvoso. Já em dezembro de 2022 foram 348 mm acumulados.

A melhor distribuição das chuvas favorece a agricultura na região, pois diminuiu a quantidade de dias seguidos sem chuvas. Já os reservatórios acumulam menos água do que acumularia com chuvas mais concentradas. Em Janeiro de 2022, as barragens de Ceraíma e Poço do Magro sangraram após ficarem cheias depois de vários dias seguidos de chuva forte no final de dezembro.

Este ano, as barragens já recuperaram volume, no entanto, ainda estão mais longe de atingir a capacidade máxima, o que só deve ocorrer se as chuvas continuarem na região até o início do outono. As previsões de longo prazo indicam que as chuvas devem continuar até abril.

Acumulado de chuva em Guanambi – 2022/2023

A média de chuvas em Guanambi nos últimos cinco anos foi de 746 mm e este é o terceiro ano com acumulado superior a 800 mm depois de alguns anos com acumulados na casa de 600.

O período de chuvas volumosas é o mesmo de atuação da La Ninã, diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental que impacta no regime de chuvas.  Ao contrário do El Niño, este fenômeno proporciona maior ocorrência de chuvas na faixa do Nordeste sob mesmo regime de chuvas da região Sudeste do País.

Dados históricos apontam que nas últimas décadas, o ano de 1992 foi com maior registro de chuvas em Guanambi, mais de 1.200 mm, causando enchentes históricas no município. O segundo maior registro foi em 2008, quando choveu cerca de 1.000 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas