23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Uesb vai receber mais de 8.300 alunos na próxima quarta-feira para início do semestre letivo

Mais Lidas

No próximo dia 1º de fevereiro, a Uesb retoma suas atividades acadêmicas com o início do semestre letivo de 2022.2. Com o retorno, os 47 cursos de graduação recebem mais de 8.300 estudantes, entre ingressantes e veteranos.

Além dos alunos que já fazem parte da Universidade, o semestre receberá aprovados no Vestibular 2022, no Sistema de Seleção Unificada 2022.2, além do Processo Seletivo Especial e das seleções para portadores de diploma e de transferência. Conforme o Calendário Acadêmico, as aulas seguem até o dia 17 de junho, com provas finais.

Para quem está chegando, reunimos algumas dicas abaixo que poderão auxiliar nesse início acadêmico.

1. Procedimentos acadêmicos

A Secretaria de Cursos é o setor responsável pela coordenação, orientação e controle das atividades acadêmicas dos estudantes. Além disso, os estudantes devem recorrer ao Colegiado do seu curso para quaisquer dúvida ou resolução a respeito dos seus processos acadêmicos. É no Colegiado que os componentes curriculares são organizados e as relações administrativas entre alunos e professores são mediadas. Os contatos de cada Colegiado podem ser acessados aqui.

2. Assistência Estudantil

Há quase 15 anos, a Uesb dispõe do Programa de Assistência Estudantil (Prae), gerenciado, atualmente, pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa). Com foco nos estudantes de graduação matriculados, a iniciativa busca auxiliar os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Hoje, a Universidade conta com bolsas auxílio de permanência, moradia, residência universitária, alimentação, transporte urbano e intermunicipal, equipamentos (concessão de notebooks e acesso à internet), auxílio para participação e organização de eventos externos e cota de xerox. Para saber mais informações, entre em contato com a Proapa pelo e-mail proapa@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8699.

3. Amplie seu conhecimento

Nos três campi, a Uesb dispõe de Biblioteca, com um acervo com quase 81 mil títulos e mais de 213 mil exemplares. As obras contemplam as várias áreas de conhecimento, em diferentes formatos. A Universidade conta ainda com conteúdos digitais, a partir de convênios com Bibliotecas virtuais.

Para os estudantes que ainda não possuem cadastro, basta preencher o formulário específico do seu campus (ItapetingaJequié e Vitória da Conquista), logado no e-mail institucional (@uesb.edu.br). Os alunos de graduação cadastrados podem pegar até três obras emprestadas, no prazo de dez dias úteis. Mais informações, acesse o site das Bibliotecas.

Ao longo do ano, a Universidade abre, também, Editais com foco na formação acadêmica dos estudantes, com atividades de monitoria, tutoria, extensão e Iniciação Científica. A Proapa também oferta cursos livres em diferentes formações. Todas as informações são sempre publicadas no site da Universidade.

4. Acessibilidade

Os estudantes com algum tipo de deficiência terão o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd) como espaço para atendimento e acompanhamento ao longo da graduação. O espaço oferece atendimento educacional especializado, como, por exemplo, disponibilidade de profissional tradutor intérprete (mediação da comunicação entre aluno e professores, bem como com os colegas em sala de aula), produção e adaptação de materiais didáticos, e a conversão de material em Braille. Os contatos do setor são: (77) 3261-8672, em Itapetinga; (73) 3528-9713, em Jequié; e (77) 3424-8799, em Vitória da Conquista.

Agora que você já tem as primeiras dicas para iniciar sua vida acadêmica, é hora de encarar os estudos rumo a uma formação profissional e humana de qualidade. Para saber mais, acompanhe a Uesb nas mídias sociais: FacebookInstagram e YouTube.

Via Ascom Uesb

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas