31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Grupo Ginga Bahia vai realizar V Encontro Nacional de Capoeira em Guanambi neste fim de semana

Mais Lidas

Anúncio

Guanambi sediará neste final de semana o V encontro nacional de capoeira, que contará com oficinas, apresentações culturais, batizados e rodas. Organizado pelo grupo de capoeira Ginga Bahia de Guanambi, o evento acontecerá durante os dias 03, 04 e 05 de fevereiro, no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.

O evento, que teve sua última edição realizada em 2017, será aberto ao público e contará com a presença de capoeiristas de muitas cidades da Bahia, de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Alguns dos grupos já confirmados até o momento são os grupos Cordão de Ouro; Angoleiros do Sertão; Capoeira Guerreira; Palmares; ArtBrasil; Capoeira Cultura; Nômades; Muringá; Lua Branca, e dentre outros.

Durante o primeiro dia haverá oficina com o Professor Neguin, capoeirista do grupo Ginga Bahia. E às 18h30 uma roda marcará a abertura oficial das atividades.

No sábado (04) durante o dia haverá oficinas com os seguintes capoeiristas: Mestre Topogigio, do grupo de capoeira Lua Branca; Mestre Muringa, do grupo Muringá; e Contramestre Orikerê, do grupo Angoleiros do Sertão. Ainda no sábado, já na parte da noite, acontecerão apresentações culturais, os batizados e troca de cordões.

Música ao vivo marcará o final das atividades de sábado. A partir das 22h, se apresentará a banda de MPB e Rock “Travessia”, em seguida assume os microfones o grupo “Nóis no Samba” e para finalizar, o próprio grupo Ginga Bahia realizará um tradicional samba de roda entre os integrantes.

No domingo (05) pela manhã, o evento será encerrado com o batizado infantil, entrega dos certificados e roda.

Todas as despesas para realização do V encontro nacional de capoeira serão custeadas a partir de valores arrecadados com camisetas e rifas vendidas, além de apoio de patrocinadores e população em geral. Portanto, para quem deseja contribuir com o projeto, pode entrar em contato por meio do Instagram @gingabahiagbi ou pelo WhatsApp (77) 9 9859 – 8087. A chave Pix para qualquer tipo de contribuição é também o número (77) 9 9859 – 8087.

Sobre o grupo

O grupo de capoeira Ginga Bahia foi fundado em 1983, em Bom Jesus da Lapa, pelo mestre Fazinho. Completando agora em 2023 seus 40 anos de atuação, o grupo se expandiu não só para diversas cidades do interior da Bahia, como também para municípios dos estados de Minas Gerais, Goiás e também o Distrito Federal.

Em Guanambi, o Ginga Bahia iniciou suas atividades em 2012 com o mestre Ravi Cordeiro, filho do Mestre Fazinho. Atualmente, mais de 200 pessoas compõem o grupo – entre crianças, adolescentes, jovens e adultos – com núcleos de desenvolvimento nos bairros Monte Pascoal, Beija-Flor, Alvorada, Alto Caiçara e Residencial Gurungas.

As ações do Ginga Bahia, na prática, são como um projeto social e visam usar a capoeira para modificar a vida de seus assistidos, principalmente àqueles em situação de risco e vulnerabilidade social. Acreditamos que a capoeira como arte, cultura e esporte tem a capacidade de promover conhecimento, promoção de qualidade de vida e redução de riscos sociais.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas