27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Policial militar salvou bebê engasgado com leite materno

Mais Lidas

Na tarde desta segunda-feira (30), policiais militares da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar salvaram um recém-nascido, sufocado durante a ingestão de leite materno, no bairro de Itinga, em Salvador.

A mãe do bebê, aflita com o estado da criança, compareceu na Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro, buscando o auxílio dos policiais militares.

A criança apresentava engasgo pela ingestão de leite materno. De imediato, o soldado Luís Santos, realizou a manobra de Heimlich, conjunto de técnicas para a desobstrução de vias aéreas, o que foi suficiente para a criança se restabelecer.

A mãe do bebê foi, então, orientada a procurar uma unidade de pronto atendimento, caso verificasse qualquer situação de anormalidade na saúde da criança.

Manobra de Heimlich
Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde, é importante lembrar que vítimas de engasgo que estejam inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

A manobra de Heimlich em crianças menores de 1 ano deve ser feita colocando o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas