35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista vai testar tecnologia para tornar manutenção de estradas vicinais mais durável

Mais Lidas

Um dos municípios de maior extensão do estado, Vitória da Conquista tem mais de 2.600 quilômetros de estradas vicinais cuja manutenção é altamente onerosa, principalmente em períodos recentes, quando têm sido registrados grandes volumes de chuvas. Por serem estradas de chão, a água estraga as vias e causa transtornos e até impede o tráfego de veículos e o acesso da população às localidades.

Nesta terça-feira (7), a prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e do presidente da Emurc, Paulo Rocha, conheceu uma tecnologia que pode ajudar a resolver grande parte dos problemas de manutenção das estradas e propiciar economia para a Prefeitura. Representantes da empresa Base Forte apresentaram o biocatalisador, um produto que, ao ser aplicado, estabiliza o solo por longa duração, impedindo a lama e os buracos registrados quando a estrada é submetida a um patrolamento simples.

O produto foi desenvolvido para atuar como agente de liberação de compostos que promovem a cimentação e a impermeabilização das partículas do solo, eliminando os “vazios” que causam erosão, sem agredir o meio ambiente, substituindo soluções convencionais e químicas que não são ecologicamente corretas.

A prefeita sugeriu que o biocatalisador seja testado em um trecho patrolado que receba fluxo pesado de veículos, de preferência em uma estrada na zona rural do município para que a Seinfra e a Emurc tenham uma ideia da eficiência do produto. “Precisamos, primeiro, conhecer a eficácia dessa tecnologia, para então, verificar a viabilidade de sua aquisição, ou de produto equivalente, para a aplicação no município”, explicou Sheila Lemos.

Atualmente, a Prefeitura realiza, nos distritos e povoados, o patrolamento, como manutenção do pavimento das estradas de chão batido. Ocorre que, com a chuva, o piso patrolado se degrada com facilidade. Com o teste, a Prefeitura poderá comparar os custos do encascalhamento e do biocatalisador para ver a viabilidade de introduzir no município esse tipo de tecnologia na manutenção das estradas rurais.

Além dos testes, técnicos da Seinfra e da Emurc foram convidados a conhecer pavimentos que já receberam o produto.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. As pequenas coisas dentro da nossa cidade já está difícil de tomar conta como o lixo mesmo aqui no bairro Jardim Guanabara entulho mato trecho pequeno sem pavimentação o alto do boa vista cruzamentos de ruas o de tem terreno está de dá pena serviço da prefeitura para liberar alvará de construção já virou um seriado triste tudo isso quem sabe isso muda mas até agora só tristeza

Deixe uma resposta

Últimas