33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

Cigarros eletrônicos foram apreendidos pela PRF em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carregamento ilegal de produtos de origem estrangeira. O flagrante ocorreu nesta segunda-feira (13), em frente a unidade operacional da PRF, localizado no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista (BA).

A apreensão aconteceu durante fiscalização a um ônibus de viagem que saiu do estado de Santa Catarina com destino a cidade baiana de Cipó. Inicialmente foi realizada uma consulta dos documentos do veículo, do condutor e dos passageiros.

Em seguida, foi feita uma vistoria no compartimento de bagagem, onde foram encontrados 50 cigarros eletrônicos (vaporizadores), que possuem comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, caracterizando assim, contrabando de mercadorias.

Todo o material foi despachado por encomenda e será possível rastrear e investigar os responsáveis pelo transporte da maconha. Diante da situação, os materiais apreendidos serão encaminhados à Secretaria da Receita Federal.

A PRF alertou que a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem os efeitos desses produtos para a saúde de quem os consome.

A corporação ressaltou que a ocorrência representa uma ação importante no combate a importação e comercialização de produtos proibidos e garantia da saúde pública, uma vez que a decisão da Anvisa se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses dispositivos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas