32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Feiras Agroecológicas voltam a ser realizadas em Guanambi e Caetité

Mais Lidas

As Feiras de Base Agroecológica, Familiar e da Economia Solidária estão de volta com o retorno das atividades acadêmicas do IF Baiano, em Guanambi, e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Guanambi e Caetité.

A primeira edição de 2023 foi realizada no dia 1º, no IF Baiano, e a segunda na última quarta-feira (8), no Campus da Uneb de Caetité.

Produtores de Candiba, Caetité, Guanambi e Pindaí comercializaram alimentos produzidos de forma mais sustentável, sem uso de adubos e defensivos convencionais. As feiras também oferecem espaço para artesanatos de diversos tipos e produtos como licores, doces, farinhas e vários outros oriundos de mais de 120 empreendimentos acompanhados pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão Produtivo (Cesol/Sertão Produtivo), entidade parceira na realização da ação.

Nesta quarta-feira (15), a feira volta ao IF Baiano e será na área externa da quadra de esportes do Campus Guanambi, a partir das 8h. Já no dia 28 de fevereiro, a feira voltará à Uneb, desta vez ao Campus de Guanambi, também a partir das 8h.

Os produtores e organizadores estão alinhando a logística para que as feiras ocorram nestes locais periodicamente, a cada duas semanas, exceto quando ocorrer algum feriado no dia estabelecido.

A ação é uma atividade de extensão do IF Baiano, de iniciativa da professora Felizarda Bebé e da bolsista Rayssa Fernandes. O objetivo é fomentar a produção agroecológica e proporcionar meios para comercialização da produção.

A difusão de conhecimento sobre agroecologia e produção orgânica na instituição ganhou dimensão a partir de 2017, com a realização do I Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (Seapo), evento cujo principal objetivo é divulgar as tecnologias para produção de alimentos saudáveis e com menor impacto à natureza, garantindo ainda a segurança alimentar e a manutenção de jovens no campo com dignidade.

Em 2023 o Seapo entrará na sua sétima edição e será realizado nos dias 19 e 20 de maio. A programação será definida e divulgada nas próximas semanas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas