27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Um milhão de preservativos foram distribuídos durante Carnaval na Bahia

Mais Lidas

Cerca de um milhão de preservativos masculinos e femininos foram distribuídos nos últimos seis dias de Carnaval em diversas cidades da Bahia. Os dados foram nesta quarta-feira (22), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Em Salvador, além da distribuição regular nos estandes de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instalados em Ondina, na Avenida Milton Santos, e, na Avenida Centenário, Barra, a ação também foi desenvolvida na Estação Rodoviária, no Porto de Salvador, aeroporto, Barra, Ondina, Campo Grande, Centro Histórico, bares, restaurantes e na orla da cidade.

A ação foi reproduzida, ainda, em Porto Seguro, no extremo sul baiano, onde, apenas nesta terça-feira (21), foram distribuídos 17 mil preservativos. “O preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de ISTs entre a população sexualmente ativa. Dados do Ministério da Saúde mostram que o HIV cresce mais entre os jovens brasileiros, sendo a maioria dos casos registrada na faixa de 20 a 34 anos”, destacou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

Os estandes de testagem rápida instalados no Carnaval, que realizaram mais de 12 mil testes em cinco dias, identificaram 29 pessoas com resultado positivo para HIV, 212 para Sífilis, sete confirmações de hepatite C e cinco para hepatite B. Todas infecções evitáveis com preservativos. Todos os casos positivos receberam encaminhamento para tratamento adequado na rede pública de saúde.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas