21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Mais de duas mil ligações de energia clandestinas foram removidas em Vitória da Conquista no ano de 2022

Mais Lidas

A Neoenergia Coelba informou nesta quinta-feira (2) que identificou e removeu mais de duas mil ligações irregulares em Vitória da Conquista em 2022. Em média, a distribuidora atuou em seis situações por dia na cidade. No total, foram recuperados dois milhões de quilowatt/hora de energia, o que seria suficiente para abastecer mais de 17 mil residências durante um mês.

Quando comparado com 2021, a quantidade de ligações clandestinas removidas pela distribuidora aumentou em cerca de 40% na cidade. Para alcançar o resultado, a distribuidora cerca de cinco mil inspeções em 2022. As ações de campo complementam o trabalho de inteligência da empresa, que vem investindo em novas tecnologias e equipamentos para aumentar a assertividade das operações.

“A distribuidora adquiriu drones e equipamentos que incrementaram o nosso poder de identificar, previamente, possíveis alvos com fraude. Em toda a Bahia realizamos, ainda, a substituição de 175 mil medidores, que ajudam a inibir a prática ilegal do furto de energia”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Somente nesta semana, por exemplo, a empresa identificou duas ligações clandestinas no município de Vitória da Conquista que, juntas, dariam para abastecer 1600 residências por um mês. Durante inspeção de rotina, equipes da Neoenergia Coelba suspeitaram da atividade fraudulenta em dois restaurantes. Investigando os estabelecimentos, foi comprovado o furto, além de identificar que as duas unidades eram reincidentes.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2022, a Neoenergia Coelba e as Polícias Civil e Militar realizaram 108 operações em conjunto no Estado, resultando na condução de 21 pessoas à delegacia. Os responsáveis pelas unidades flagradas com a fraude, mesmo que não estivessem no local no momento da inspeção, responderão a um inquérito policial.

Prejuízos e denúncias

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas