30.7 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Hemoba só tem sangue para três dias e apela à população para doação urgente

Mais Lidas

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico, principalmente, pelo aumento da demanda nas unidades hospitalares após o período da pandemia. O estoque abastece os hospitais nos atendimentos de emergência, cirurgias eletivas (que aumentaram após a pandemia) e transfusões regulares em decorrência de alguma condição de saúde. No momento, é suficiente para apenas três dias.

Em janeiro deste ano, houve 25.639 solicitações hospitalares e 22.829 no mesmo período do ano passado, um aumento de 12%.

Atualmente, os tipos sanguíneos O-, O+, A-, B+ e A+ apresentam baixo estoque de bolsas de sangue e necessitam de doações. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do SUS, ou seja, apenas 1,4% têm o costume de doar sangue. O número está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O estoque de sangue da Hemoba está abaixo do nível de segurança desejável, apesar do número de candidatos à doação permanecer estável por causa das ações de captação, como palestras informativas, realização de coletas externas, parceria com grupos e caravanas de doadores, organização e divulgação de campanhas. Neste ano, já foram realizadas campanhas para o verão, Carnaval e, agora, o Mês da Mulher. Para Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação, é importante que as pessoas se sensibilizem com esta causa e participem das campanhas de doação. “O sangue é insubstituível em vários tipos de tratamento. Dependemos, exclusivamente, da boa vontade das pessoas em doar sangue, de sua solidariedade e consciência da importância deste ato”, declarou.

Mês da Mulher – Com o tema “Mulheres inspiradoras”, será lançada nesta quarta-feira (8), às 12h, a campanha para celebrar o Mês da Mulher, no Hemocentro Coordenador, em Salvador. Na programação, estão previstas a apresentação do bloco afro Malê Debalê, massagem, maquiagem e distribuição de brindes para as candidatas à doação de sangue. Além disso, terá as presenças do projeto social Mulheres que Incentivam de Itapoã, que vai expor produtos artesanais, e o Instituto Analice “Mulheres de Mãos Dadas”, que atende famílias em vulnerabilidade social. Os integrantes destes grupos irão doar sangue.

Onde Doar 

Na Bahia, são 27 unidades fixas de coletas da Hemoba, sendo 06 na capital e 21 no interior. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. O Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) estará na Estação da Lapa até dia 09/03, de 8h às 17h; as unidades nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Critérios para doação de sangue – Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas