22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Calor tende a diminuir em Guanambi e Vitória da Conquista, mas chuvas não devem ser expressivas

Mais Lidas

Anúncio

A meteorologia está apontando para a possibilidade de ocorrências de novas chuvas volumosas em boa parte do Brasil nesta última semana de verão, incluindo áreas da Bahia. No entanto, algumas regiões, como os entornos de Guanambi e de Vitória da Conquista, não devem registrar chuvas significativas, assim como áreas do Norte de Minas.

Os modelos meteorológicos apontam que o tempo deve começar a mudar entre a noite de terça-feira (14) e a manhã de sábado (15). O aumento das nuvens e a menor incidência de sol devem fazer o calor diminuir um pouco, porém, as chuvas tendem a ficar mais concentradas nas áreas da margem esquerda do rio São Francisco.

Anúncio

Em algumas cidades destas localidades pode chover mais de 100 milímetros (mm) nos próximos dez dias, como é o caso de Barreiras, onde estão previstos volumes entre entre 120 e 140 mm.

Em Salvador também deve chover bastante, principalmente a partir do fim de semana, com acumulado que deve variar entre 100 e 150 mm. O mesmo vale para a faixa litorânea até a altura de Ilhéus. Já as regiões mais ao Sul, como Porto Seguro e Teixeira de Freitas, têm previsão de chuvas na casa de 50 a 60 mm.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Guanambi

Em Guanambi, os volumes esperados para o período são bem menores, variando entre 15 e 25 mm. A cidade já está há 45 dias sem chuvas e vem registrado máximas sempre na casa dos 35ºC.

As temperaturas registradas no mês de fevereiro e no início de março estão entre as mais altas para esta época do ano na região. Com a mudança nas condições do tempo, as máximas devem recuar para a faixa entre 30ºC e 32ºC.

Vitória da Conquista

Para Vitória da Conquista, as previsões também não apontam para a ocorrência de chuvas muito expressivas, com acumulado entre 20 e 35 mm para o mesmo período. A cidade vem registrando temperaturas variando entre 16ºC e 30ºC nas últimas semanas e também deve ficar mais fresca com a mudança nas condições do tempo.

A última chuva significativa foi registrada no dia 22 de janeiro. Desde então, ocorreram apenas alguns episódios de chuva fraca e isolada. O Acumulado de fevereiro foi de apenas 8 mm, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Verão seco

As chuvas chegaram a ficar próximas das duas cidades pelo menos três vezes nas últimas semanas, entretanto, o posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) não favoreceu o avanço das nuvens carregadas por estas áreas. Esta condição é formada por ventos nos níveis mais altos da atmosfera, que giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície e toda a umidade migre para a sua borda, como uma centrífuga.

Como ele tem se posicionado na área central da Bahia, os territórios abrangidos acabam ficando sem as chuvas.

Os meses de novembro, dezembro e janeiro foram de chuvas bastante regulares nestas cidades. Com a escassez de chuvas nos meses subsequentes, o cenário de seca, típico do semiárido baiano, já começa a se desenhar para as próximas estações.

O verão terminará na próxima segunda-feira (20), às 18h25, dando início ao outono, estação que abre a temporada seca nesta parte do Nordeste brasileiro.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas