28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Aeroporto de Teixeira de Freitas terá voos para São Paulo e Ipatinga e voo extra para Salvador

Mais Lidas

O Aeroporto de Teixeira de Freitas terá o número de voos semanais ampliado de quatro para seis. A partir do dia 26, a VoePass, operando em parceria com a Gol Linhas Aéreas, passará a ofertar voos para São Paulo. Já o voo para Montes Claros será suspenso pela companhia, sendo substituído por outra cidade mineira, Ipatinga, na região conhecida como Vale do Aço.

De acordo com o sistema de planejamento de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os voos vindos de São Paulo terão como origem o Aeroporto de Congonhas, sempre as sábados, com decolagem às 9h25 e chegada na cidade do Extremo-Sul Baiano às 11h55. O trajeto inverso será aos domingos,  com decolagem às 12h25 e pouso previsto às 18h05.

Já as operações para Ipatinga serão sempre às terças e quintas, com saída da cidade mineira às 10h40 e chegada uma hora depois. A volta é às 16h15, com pouso no Vale do Aço às 17h15.

Tanto o voo para São Paulo, quanto os voos para Ipatinga serão realizados casados com Salvador, ampliando de dois para três voos semanais para a capital baiana, às terças e quintas, às 12h15, e aos sábados, às 12h40. Os voos de volta serão aos domingos, às 12h40, e às terças e quinta, às 13h50.

Todos os voos serão feitos em aeronaves ATR-72, com capacidade para 68 passageiros na configuração da empresa.

Desde que voltou a operar voos comerciais, em outubro, até o fim de janeiro, o Aeroporto 9 de Maio‭ havia realizado 4.569‬ embarques e desembarques. Em janeiro de 2022, a Azul Linhas Aéreas deixou de operar os voos para Belo Horizonte por questões técnicas. Após melhorias do equipamento, a empresa ainda não retornou. Nessa situação, a VoePass aproveitou a demanda do município para iniciar suas operações.

Teixeira de Freitas

Localizada no Extremo Sul do Estado, próximo às divisas da Bahia com Minas Gerais e o Espírito Santo, Teixeira de Freitas é o oitavo município mais populoso da Bahia de acordo com a estimativa de 2021 do IBGE.

A cidade é sede da região imediata composta por 13 municípios, incluindo destinos turísticos bastante procurados pelos mineiros, como Alcobaça (56 Km), Prado (72 Km) e Nova Viçosa (108 Km), região litorânea conhecida com Costa das Baleias.

Além disso, a região tem uma importância econômica significativa para o estado, principalmente no agronegócio, com destaque para o fruticultura e para a agroindústria, além de ser um polo de serviços da região.

Ipatinga

Ipatinga, cidade mineira que terá ligação com Teixeira de Freitas, tem 240 mil habitantes e está inserida na região conhecida como Vale do Aço, composto também pelas cidades de Coronel Fabriciano, com 104 mil habitantes, e Timóteo, com 81 mil, além de outras cidades menores.

Como o próprio nome diz, a região é um polo de produção de aço, tento a várias empresas do ramo de siderurgia, sendo a Usiminas a principal.

O Aeroporto Regional do Vale do Aço fica no município de Santana do Paraíso, distante apenas 6,5 quilômetros do Centro Administrativo de Ipatinga.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas