32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Jiboias foram resgatadas em residência na zona rural de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Uma equipe do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, resgatou duas cobras jiboias (Boa constrictor) de uma residência no Povoado da Limeira, na zona rural do município, nesta quinta-feira (16).

Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão responsável por acolher, tratar e avaliar a possibilidade de soltura dos animais na natureza.

Para solicitações de resgate de animais silvestres, a população pode acionar o Gama por meio do telefone 153 e (77) 98856-4638 (WhatsApp).

As jiboias podem ser encontradas em praticamente todas as áreas da América do Sul. Sua existência tem sido ameaçada pela caça devido ao valor comercial de sua pele, ou simplesmente por desinformação.

Elas não possuem glândulas produtoras de veneno e nem dentes inoculadores. Há lendas que dizem que ela pode ser venenosa em algumas épocas do ano ou que seu bafo contém toxinas, o que não é verdade. No entanto, uma mordida pode ser bem dolorida, mas sem poder de letalidade em humanos.

As subespécies mais comuns apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Algumas podem chegar a medir entre 2,5 e 4 metros (m).

Elas são predadoras e se alimentam de animais como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas