29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Hemoba e Polícia Civil realizam campanha Páscoa Solidária para coleta de sangue em Salvador

Mais Lidas

A Hemoba, em parceria com a Polícia Civil, realiza nesta quinta-feira (23) a campanha Páscoa Solidária no Hemocentro Coordenador (Avenida Vasco da Gama), Shopping e na unidade do Hospital Roberto Santos, em Salvador.

O evento será o ‘Dia da PC na Hemoba’, quando um grande grupo de policiais civis voluntários doará sangue e ajudará manter o estoque em nível seguro para atender a demanda das unidades hospitalares.

No momento, os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+ estão em estoque crítico.

A campanha Páscoa Solidária, promovida pela Polícia Civil, inclui também a arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas. O objetivo é celebrar a Páscoa, data que tem um significado de renascimento e renovação, manifestando solidariedade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os alimentos e roupas poderão ser doados até o dia 28 de março e serão destinados às instituições de acolhimento social de Salvador, Região Metropolitana e interior do estado.

A campanha tem como parceiros a TV Bahia, Estação Nova Lapa, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Nos centros de compras e na Estação da Lapa, as pessoas poderão depositar suas doações em caixas coletoras com a identificação da campanha. No interior do estado, as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) serão os pontos de coleta das doações.

Horário de atendimento da Hemoba

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. Nesta semana, o Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) atende no Salvador Shopping, de 8h às 17h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Critérios para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas