25 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Sesab emite alerta para vigilância da raiva

Mais Lidas

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), emitiu um nota, nesta terça-feira (23), reiterando que não há motivo para alarde sobre o alerta epidemiológico divulgado pela instituição aos municípios baianos, no último dia 16.

De acordo a nota, o documento tem caráter preventivo e ressaltava apenas a necessidade de intensificação da Vigilância da Raiva após o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) diagnosticar nove morcegos não hematófagos positivos para a raiva nas cidades de Dias d’Ávila, Camaçari e Catu.

Desde 2017 a Bahia não registra nenhum caso de raiva humana causado por morcego. A última morte por raiva humana após mordida de morcego aconteceu na zona rural de Paramirim, em 2017.A vítima foi um homem, de 46 anos, que ficou doente quando ordenhava uma vaca e, acidentalmente, pisou no animal, que mordeu o pé dele.

A vacina contra a raiva está disponível pelos Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos, mas apenas para as pessoas que foram mordidas por animais. Não é uma vacina que possa ser tomada a qualquer momento da vida.

Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças reforça que a nota técnica encaminhada aos municípios atua como estratégia preventiva. “O que as pessoas precisam entender é que não há motivo algum para alarde. Não temos nenhum caso suspeito de raiva humana e os morcegos encontrados são do tipo não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. O mais importante, nesse momento, é manter a atenção e possível distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos. Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, explica.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda ainda que os municípios reforcem as orientações de prevenção e realizem o monitoramento das áreas citadas.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas