21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Reservatórios de hidroelétricas do Rio São Francisco chegam a quase 95% de volume útil

Mais Lidas

Mesmo com a diminuição das chuvas na segunda metade do verão, o rio São Francisco conseguiu manter afluências altas e os reservatórios das hidroelétricas chegaram a patamares bem próximos de suas capacidades máximas.

A bacia vem vivenciando precipitações expressivas desde 2020, mudando o cenário histórico de seca da década passada e voltando a garantir mais fartura de água e de peixes para as populações de suas margens. Mesmo a cheia não sendo tão grande quanto a de 2022, o rio ficou com bons níveis nas últimas semanas.

Em Minas Gerais, o reservatório da Usina Hidroelétrica de Três Marias, na região central do estado, vem operando com vazão abaixo de 300 metros cúbicos por segundo (m³/s) desde o dia 11, depois de semanas com defluências maiores, inclusive com vertimento pelas comportas.

De acordo com os dados do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), o volume do reservatório vem subindo lentamente e chegou a 93,81% neste sábado (25). A afluência estava em 435 m³/s e a defluência em 299 m³/s.

O pico de entrada de água no lago de Três Marias aconteceu no dia 12 de janeiro, quando chegaram em média 3.419 m³/s. Já a maior defluência ocorreu no mesmo dia, de 1.675 m³/s, sendo pouco mais da metade pelas comportas e o restante pelas turbinas.

O menor volume registrado antes do início da trajetória de cheia foi de 51,83%, no dia 2 de dezembro. As comportas ficaram abertas do dia 9 de janeiro ao dia 3 de março, exatos 52 dias. O volume total do reservatório é de 19.459 hectometros cúbicos (hm³).

Sobradinho

O reservatório da Hidroelética de Sobradinho atingiu 94,83% do seu volume útil. A afluência tem caído, mas continua superior à defluência, o que garante aumento do volume.

Neste sábado (25), a vazão média de entrada foi de 1.900 m³/s, e a defluência de 1.126 m³/s. A maior afluência desta temporada chuvosa foi de 4.350 m³/s, no dia 6 de fevereiro, enquanto a maior defluência foi no dia 31 de janeiro, quanto 4.012 m³/s desceram rio abaixo.

O menor volume alcançado pelo reservatório antes do início do processo de cheia foi de 63,05%, registrado no dia 1º de novembro. As comportas ficaram abertas por 30 dias, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, deixando do Sub-médio e o Baixo São Francisco com cenário de cheia durante todo este período. O volume total do lago é de de 34.116 hm³.

A terceira e última hidroelétrica do rio São Francisco, Itaparica, entre a Bahia e Pernambuco, armazena no momento 53,87% de seu volume útil. Ela é a menor entre as três hidroelétricas e seu nível é controlado pela vazão liberada em Sobradinho. O volume total do reservatório é de 10.782 hm³.

As demais usinas hidroelétricas do sistema funcionam no sistema chamado de fio d’água, ou seja, elas não possuem reservatórios e a produção de energia ocorre com a vazão liberada a partir de Sobradinho, até Xingó, na divisa de Sergipe e Alagoas.

Planejamento

Tanto a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável por Três Marias, quanto a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobrás Chesf), responsável pelas hidroelétricas do complexo da região Nordeste, fazem o monitoramento das chuvas e do nível do Velho Chico e de seus afluentes.

Os dados fluviométricos e pluviométricos são cruzados com os modelos matemáticos de previsão do tempo para que haja tomadas de decisões visando controlar a cheia à jusante dos barramentos e garantir a maior quantidade de água armazenada possível ao final do período chuvoso.

Previsão

Com o fim do verão e início do outono, as chuvas desaparecem da maior parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Para os próximos dez dias, as previsões são apenas de chuvas fracas ou temporais isolados.

As áreas com possibilidade de volumes pouco maiores são em Alagoas e Sergipe, principalmente na margem esquerda e mais perto da foz, na divisa dos dois estados.

Na Bahia e no Norte de Minas, a parte da bacia da margem direita está há dois meses sem chuvas expressivas. No momento não há previsão de curto prazo para que volte a chover.

Veja a previsão para a bacia do rio são Francisco para os próximos dez dias

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas