33 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Temperaturas podem chegar perto dos 37ºC em Guanambi até o fim da semana

Mais Lidas

O calor continua em Guanambi mesmo com o início do outono. A região tem registrado temperaturas acima da média desde o início de fevereiro. Além disso, nesta terça-feira (28), serão completados 60 dias sem chuvas expressivas.

Além das previsões continuarem não apontando para a ocorrência de chuvas significativas, elas indicam que o calor deve ficar ainda mais intenso nos próximos dias, podendo chegar próximo à casa dos 37ºC entre quinta-feira (30) e domingo (2).

Nesta segunda (27), a máxima foi de 33,4ºC, registrada pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

As chances de chuvas para os próximos dez dias continuam mínimas, com possibilidade apenas de algumas pancadas ou temporais isolados, como os que ocorreram em alguns lugares no fim de semana.

O cenário de falta de chuvas e calor excessivo causa preocupação quanto à severidade da seca que pode ocorrer nos próximos meses, período onde normalmente não chove. Como o fim da temporada chuvosa está sendo sem precipitações, a vegetação que deveria estar verde já começa a perder o vigor antes da época habitual.

As atividades agrícolas são as mais afetadas, principalmente a pecuária, pois as pastagens podem não aguentar por muito tempo a longa estiagem, que pode passar de 200 dias se não chover significativamente até meados de abril.

A seca de verão deste ano coincide com o fim do fenômeno La Niña, que garantiu chuvas mais fartas para esta parte do semiárido brasileiro nos últimos três anos. Aliado a isso, vários bloqueios atmosféricos impediram que as nuvens de chuva avançassem sobre a região nas últimas semanas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas