32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Saeb implanta Projeto Busca Ativa Solidária em Jequié

Mais Lidas

Voluntariado mais perto das pessoas: essa é a proposta do Projeto Busca Ativa Solidária, que acaba de chegar ao interior do estado. A iniciativa está presente no município de Jequié, na unidade da Rede Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Os voluntários que atuarão no projeto foram ambientados e capacitados no Modelo de Atendimento da Rede SAC e, com essa ação, Jequié consolidou-se como o primeiro município no interior do estado beneficiando-se dessa rede de solidariedade e cidadania.

A atuação dos voluntários é de suma importância, já que é a partir deles que a cultura do voluntariado é ampliada no SAC. Os voluntários são responsáveis pela apresentação do Programa Bahia.Estado Voluntário à população que frequenta a unidade de cidadania diariamente, tirando dúvidas e convidando pessoas e instituições a se cadastrarem na plataforma eletrônica. A iniciativa é realizada com apoio da Secretaria da Administração (Saeb) e Rede SAC, por meio da Caravana de Interiorização do Voluntariado.

Bruno Almeida foi um dos capacitados para o Projeto Busca Ativa Solidária em Jequié. Ele explicou como conheceu a iniciativa e qual a sua impressão em relação ao voluntariado. “Conheci o Programa Bahia.Estado Voluntário através da TV Sacada aqui no SAC. Fiz meu cadastro na plataforma e hoje estou muito feliz em contribuir com essa missão em nosso município. O voluntariado é muito importante para todos nós. Inclusive, meu irmão tem uma ONG de aprendizagem profissional. Eu já irei cadastrá-la na plataforma”, disse.

Outras atividades

Além da implantação do Busca Ativa Solidária, a visita à Jequié ainda contou com uma reunião no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica – CIEB JEQUIÉ). Na ocasião, instituições do terceiro setor, organizações não-governamentais, autoridades do poder público municipal e demais pessoas interessadas na atuação voluntária, puderam conhecer melhor como funciona o Programa Bahia.Estado Voluntário, aprenderam como cadastrar projetos na plataforma de voluntariado e trocaram conhecimentos.

É o que explica Kátia Camillo, coordenadora do Projeto Busca Ativa Solidária e do Programa Bahia. Estado Voluntário. “Estamos aqui para promover a cultura do voluntariado em todo o estado da Bahia. Esse projeto em parceria com o SAC de Jequié visa multiplicar os voluntários de Jequié. Sabemos que muitas pessoas querem se candidatar a voluntário, mas não conhecem a plataforma. Assim, esta troca de conhecimento no SAC é fundamental, pois pessoas que visitam o órgão poderão se candidatar a as instituições que precisam de voluntários também poderão cadastrar os seus projetos – e quem ganha com isso é a sociedade jequieense. Nossa plataforma conta com mais de 13 mil voluntários e precisamos que mais pessoas se candidatem a ajudar o próximo”, finalizou.

Carla Christiane é militar e presidente da Associação Beneficente de Assistência de Equoterapia de Jequié. Ela explicou que a instituição trabalha com crianças de zero a 18 anos, por meio da terapia assistida com cavalos, e disse que ter encontrado a plataforma de voluntariado fez toda a diferença para a associação. “Parabenizo a plataforma por todo carinho e cuidado que eles têm com a gente que se sente abraçado com todo suporte. Fui convidada para a reunião hoje e não poderia perder essa oportunidade. A Associação nasceu da necessidade de aumentar o número de atendimentos, serviços ofertados e fortalecer o Centro de Equoterapia de Jequié, sob a gestão do 19° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Jequié”, completou.

A coordenação do Programa Bahia.Estado Voluntário já realiza capacitações nas unidades da Rede SAC em outros municípios baianos, com o intuito de divulgar a plataforma de voluntariado e, posteriormente, implementar o projeto Busca Ativa Solidária em unidades na região metropolitana de Salvador e no interior do estado. Além de Jequié, as capacitações já chegaram aos municípios de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas, Ilhéus e Itabuna, durante as caravanas de interiorização do voluntariado.

A plataforma Bahia.Estado Voluntário possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer seu cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis.

Entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem acontece a intermediação. Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 13 mil voluntários cadastrados até o momento, além de mais de 1.400 projetos de entidades públicas e privadas. Faça uma visita ao site e mude a vida de alguém ao se tornar voluntário.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas