25.4 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Cetas recebeu 307 pássaros silvestres apreendidos em Jequié

Mais Lidas

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu 307 pássaros silvestres nesta quinta-feira (30), em Vitória da Conquista. Os animais foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após apreensões realizadas na BR-116, em Jequié. A operação foi intermediada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

A equipe do Cetas fez a triagem das aves, identificando cada espécie e avaliando o seu estado clínico. Os pássaros que necessitam de algum procedimento veterinário ou medicação continuarão recebendo esses cuidados nos próximos dias. À medida que estiverem reabilitados serão devolvidos à natureza, sempre em seu local de ocorrência.

Entre as aves apreendidas, encontram-se espécies como o pássaro preto, azulão, trinca-ferro, papa-capim, bigodinho, sofrê e canora. De acordo com o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, tratam-se de aves atraentes pela beleza da plumagem ou do canto, sendo que algumas conseguem até mesmo reproduzir melodias ensinadas por humanos. Por isso, são animais muito visados no mercado do tráfico.

O veterinário alerta para o risco de desequilíbrio do ecossistema e faz um apelo para que a população não seja conivente com essa prática. “A natureza depende muito desses animais. Eles controlam outros animais; propagam algumas espécies de plantas, pois transportam sementes de um canto pro outro, então fazem essa propagação, mantendo a natureza viva. E é muito importante quando há um equilíbrio na natureza das espécies, você tem natureza viva”, disse.

Traficantes de aves foram detidos pela segunda vez 

Cerca de 228 aves silvestres foram resgatadas por dois irmãos que saíram de Poções com destino a Caruaru (PE). De acordo a polícia, foi dada ordem de parada a um Hyundai/HB20 e durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor e do passageiro para uma consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF.

Em seguida, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma revista no carro foram encontradas no banco traseiro e no porta-malas os pássaros das espécies conhecidas popularmente como canário-da-terra, pássaro-preto, trinca-ferro, sofrê e papa-capim.

As aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas. A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária.

O motorista do automóvel e o passageiro assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Os pássaros foram capturados na cidade de Poções.

Os policiais também verificaram que os irmãos são reincidentes no crime, visto que mês passado eles foram flagrados no mesmo posto da PRF, transportando mais de 300 aves.

Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os dois homens irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas