As tradições religiosas da Semana Santa, uma das datas mais importantes do calendário religioso católico, se mantém vivas em Vitória da Conquista. A cidade se prepara para celebrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo com diversas celebrações.
Durante a semana, a Arquidiocese de Vitória da Conquista divulgou a programação comum da Semana Santa, bem como as atividades que serão desenvolvidas nas paróquias do município e das demais cidades de abrangência, como Anagé, Itambé, Itarantim, Planalto, Macarani e Nova Canaã.
De acordo com a instituição religiosa, em conjunto, toda Igreja faz as celebrações de Domingo de Ramos, a Missa da Unidade (na Paróquia São José, em Inhobim), encontro das imagens de Jesus e Maria, Missa do Lava-pés, Paixão de Jesus Cristo, Vigília Pascal (Com benção do fogo novo) e Missa do Domingo de Páscoa (Ressureição de Jesus).
No entanto, cada paróquia tem suas celebrações próprias e as programações foram disponibilizadas no site da Arquidiocese.
Na tradição católica, a Semana Santa é uma ocasião de reflexão, meditação e renovação da fé para os cristãos. As celebrações começam no Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, enquanto os habitantes locais agitavam ramos de palmeira e o aclamavam como o Messias. Na Quinta-Feira Santa, celebra-se a Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o sacramento da ordenação sacerdotal.
Já Sexta-Feira Santa, é relembrada a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. É um dia de silêncio, jejum e oração, em que os cristãos meditam sobre o sofrimento de Cristo e o significado de sua morte.
No Sábado Santo, a Igreja celebra a Vigília Pascal, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. É uma celebração alegre e festiva, que simboliza a vitória da vida sobre a morte e a esperança da salvação eterna. No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Cristo e a vitória sobre a morte, com missas solenes e rituais especiais.