27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Arquidiocese de Vitória da Conquista divulgou programação da Semana Santa das paróquias da região

Mais Lidas

As tradições religiosas da Semana Santa, uma das datas mais importantes do calendário religioso católico, se mantém vivas em Vitória da Conquista. A cidade se prepara para celebrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo com diversas celebrações.

Durante a semana, a Arquidiocese de Vitória da Conquista divulgou a programação comum da Semana Santa, bem como as atividades que serão desenvolvidas nas paróquias do município e das demais cidades de abrangência, como Anagé, Itambé, Itarantim, Planalto, Macarani e Nova Canaã.

De acordo com a instituição religiosa, em conjunto, toda Igreja faz as celebrações de Domingo de Ramos, a Missa da Unidade (na Paróquia São José, em Inhobim), encontro das imagens de Jesus e Maria, Missa do Lava-pés, Paixão de Jesus Cristo, Vigília Pascal (Com benção do fogo novo) e Missa do Domingo de Páscoa (Ressureição de Jesus).

No entanto, cada paróquia tem suas celebrações próprias e as programações foram disponibilizadas no site da Arquidiocese.

Na tradição católica, a Semana Santa é uma ocasião de reflexão, meditação e renovação da fé para os cristãos. As celebrações começam no Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, enquanto os habitantes locais agitavam ramos de palmeira e o aclamavam como o Messias. Na Quinta-Feira Santa, celebra-se a Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o sacramento da ordenação sacerdotal.

Já Sexta-Feira Santa, é relembrada a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. É um dia de silêncio, jejum e oração, em que os cristãos meditam sobre o sofrimento de Cristo e o significado de sua morte.

No Sábado Santo, a Igreja celebra a Vigília Pascal, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. É uma celebração alegre e festiva, que simboliza a vitória da vida sobre a morte e a esperança da salvação eterna. No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Cristo e a vitória sobre a morte, com missas solenes e rituais especiais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas