21 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Bamin anuncia consórcio para executar obras de trecho da Fiol

Mais Lidas

O consórcio TCR-10, formado por uma empresa brasileira e uma chinesa, será responsável pela execução das obras de um trecho de 127 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que passa pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4), no Centro Administrativo da Bahia, em uma reunião que contou com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior, representantes do Governo do Estado, da Bamin Ferrovia e das empresas Tiisa e CREC-10, que integram o consórcio.

As obras receberão investimento de R$ 1,1 bilhão e têm previsão de conclusão em até 36 meses. Durante esse período, estima-se que sejam gerados cerca de 1.200 postos de trabalho, com contratações graduais à medida que as obras avancem nos municípios que compõem o Lote 1F.

A FIOL terá um total de 537 quilômetros de extensão, ligando os municípios baianos de Caetité e Ilhéus, onde está localizado o Porto Sul. A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano, sendo que cerca de 40% desse potencial serão utilizados pela Bamin para o transporte do minério de ferro produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos.

O projeto é considerado transformador pelo diretor-presidente da Bamin, Eduardo Ledsham. “É um corredor que se abre, envolvendo mais de 20 municípios, e que vai cruzar o oeste com o leste. As obras terão um impacto positivo tanto na geração de empregos durante a construção, mas também na formação de mão de obra para futuros projetos, que vão nascer ao longo da ferrovia. Sem a parceria com o Estado da Bahia não conseguiríamos alcançar esse sucesso”, afirmou.

Além da construção da ferrovia, a Bamin é responsável pela construção do Porto Sul, em Ilhéus, um terminal de águas profundas que poderá receber navios com capacidade de até 250 mil toneladas e é projetado para movimentar até 42 milhões de toneladas anuais. A conclusão da ferrovia e do porto irá representar um novo vetor de desenvolvimento econômico para diversos setores produtivos.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, destacou o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade no projeto. “É de fundamental importância pensar na sustentabilidade quando tratamos do desenvolvimento do estado, do ponto de vista do investimento, crescimento econômico e de geração de empregos. A parceria do Governo do Estado com a Bamin prioriza esse equilíbrio, garantindo ainda mais crescimento para a Bahia”, ressaltou Sodré.

O contrato da Bamin Ferrovia para a construção dos 537 quilômetros de extensão da FIOL I foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal. A subconcessão da Bamin Ferrovia tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 anos para operação. A ferrovia oeste-leste foi planejada, nacionalmente, em três etapas. A Bamin Ferrovia arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus, durante leilão realizado no mês de abril de 2021. Os trechos 2 e 3 estão sob administração do Governo Federal.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas