21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Temperaturas máximas devem continuar na casa dos 35ºC em Guanambi nos próximos dias

Mais Lidas

O outono avança para o fim de seu primeiro mês e as temperaturas continuam acima da média para a estação na Região de Guanambi. Depois de atingir 36ºC no último domingo (9) e cair para a casa dos 32ºC no início da semana, os termômetros voltaram a ficar em elevação e as previsões apontam que o calor deve continuar intenso.

Na segunda-feira (10), depois de mais de 70 dias sem nenhuma precipitação, voltou a chover em alguma localidades, porém a chuva caiu de forma tímida e desigual. Em Guanambi, o pluviômetro da Agência Sertão, o Centro, registrou apenas 5 milímetros (mm) de precipitação.

O aumento do calor pode indicar uma mudança no tempo na próxima semana, quando poderá chover novamente, principalmente a partir de quarta-feira. No entanto, os volumes esperados mais uma vez são baixos, variando entre 10 e 20 mm nos próximos dez dias.

O calor aliado à falta de chuvas tem refletido na umidade relativa do ar, que nesta quinta-feira (13) chegou a 33%, uma das menores medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em suas estações espalhadas pelo país.

O cenário de seca antecipada já pode ser visto na vegetação. As pastagens estão mais secas do que o esperado para esta época do ano, situação que já afeta a agropecuária na região. Em algumas localidades, as fontes de água para dessedentação animal já secaram e os pecuaristas estão recorrendo a poços artesianos e abertura de cacimbas.

Com previsão de dificuldades para manter o rebanho ao longo do período seco, muitos produtores estão colocando seus animais à venda, fazendo com que o preço da arroba bovina despenque.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas