28.8 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Áudio e vídeos sobre suposto ataque em escola na região de Guanambi são falsos

Mais Lidas

É falso o conteúdo de um áudio publicado e compartilhado com frequência no WhatsApp e em alguns perfis do Instagram, relatando um ataque a uma escola na cidade de Tanque Novo, na Região de Guanambi. As informações falsas foram acompanhadas de vídeos e fotos onde aparece um estudante ensanguentado e alunos pulando um portão de uma escola.

Na gravação, em tom alarmista, um mulher garante com absoluta certeza que houve um ataque em uma escola de Tanque Novo e também em outra cidade. Ela diz que fala do distrito de Maniaçu, em Caetité, e pede que a Secretaria Municipal de Educação tome providência para evitar que ocorra o mesmo no município.

Apesar da ênfase da narradora, os vídeos veiculados junto ao áudio não foram gravados na cidade e não se referem a ataques criminosos. De acordo com a apuração da reportagem da Agência Sertão, trata-se do caso de um aluno que se feriu ao tentar pular o muro de uma escola em Salvador. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e passa bem.

O caso aconteceu em uma escola estadual no bairro São Marcos, nesta quinta-feira (13). Os alunos teriam se assustado com o barulho de um carro na área externa do colégio e tentaram fugir pensando se tratar de algum perigo eminente.

No Instagram, o perfil da Prefeitura de Tanque Novo respondeu algumas postagens desmentido as informações e postou uma nota com orientações e esclarecimentos.

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar também emitiu nota desmentido o boato e pedindo o apoio das pessoas para que não repassem informações de origem duvidosa e sem confirmação. A PM informou também que vem intensificando o patrulhamento nas escolas diante dos últimos acontecimentos registrados no país.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), até o fim da tarde desta quinta-feira, o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar resultou nas apreensões e prisão de 30 adolescentes, criança e adulto envolvidos com a produção e disseminação de fake news ou por levar armas brancas ou simulacros de pistola para escolas.

Veja a nota da Polícia Militar

A Polícia Militar vem a público esclarecer os boatos que circulam nas redes sociais sobre um ataque ocorrido na escola da cidade de Tanque Novo.

Afirmamos que não foi registrada nenhuma ocorrência de ataque e os vídeos repassados não foram em escolas da cidade.

Em um momento onde diversas informações estão sendo veiculadas nas redes sociais, compreendemos a preocupação e estamos trabalhando para garantir a segurança de todos.

A polícia está atenta aos últimos eventos ocorridos em nosso país, e estamos intensificando as rondas em todas as instituições de ensino que abrangem a área da 94ªCIPM.

Na oportunidade, solicitamos o apoio das pessoas para que não repassem informações de origem duvidosa e sem confirmação. Qualquer informação relevante não hesitem em nos comunicar.

ASCOM 94ª

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas