27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

IF Baiano executa três projetos do programa IF Mais Empreendedor em Guanambi

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) tem três projetos do programa IF Mais Empreendedor Nacional em execução no Campus Guanambi. A iniciativa visa promover ações para auxiliar empreendedores afetados pela pandemia da Covid-19 a fortalecer seus empreendimentos.

Esta é a segunda edição do projeto a nível nacional. O início das atividades ocorreu na última quinta-feira (13), com uma aula magna promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), instituição responsável pela execução do programa.

Os projetos do IF Baiano, executados por professores, servidores e alunos do Campus Guanambi, são voltados para a agroindústria e para a agroecologia. A execução de ambos começou no mês passado, com as seleções de bolsistas e voluntários. Agora eles entram na fase de colocar em prática as propostas apresentadas.

Um dos projetos pretende implementar ações que promovam a melhoria das condições higiênico-sanitárias, promoção da segurança alimentar e nutricional e a regularização das agroindústrias de grupos produtivos de empreendedores e produtores rurais formalizados como agricultores familiares.

Coordenada pela professora Normane Mirele, a proposta  iniciou a fase de capacitação dos bolsistas e voluntários. A meta é atender cerca de 150 Unidades Produtivas Familiares (UPF’s) em 28 comunidades dos municípios de Brumado, Caetité, Igaporã, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Urandi.

Também na área de processamento de alimentos, um projeto coordenado pelo biomédico e técnico em Química do IF Baiano, Ricardo Brandão, pretende fornecer assistência para elaboração de manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) em agroindústrias e realização de análises físico químicas e microbiológicas nos produtos comercializados.

“É a segunda vez que tenho a oportunidade de coordenar um projeto pelo programa IF Mais Empreendedor Nacional, que tem como objetivo a realização de ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo, com a remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19”, comentou.

Em 2021, em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autossustentável da Agricultura Familiar (Coomadac), o mesmo servidor coordenou um projeto de capacitação de produtores de polpa de frutas da região de Guanambi. Agora em 2023, em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol Sertão Produtivo), seis empreendimentos serão atendidos nas áreas de laticínios, produção de chiringa, fruticultura, rapadurinha e açúcar mascavo e processamento de polpas de fruta in natura.

Agroecologia

O outro projeto em execução visa a capacitação e fortalecimento de agricultores familiares para transição para os sistemas agroecológico e orgânico. Coordenado pela professora Felizarda Bebé, a iniciativa pretende auxiliar os agricultores desde o acompanhamento técnico e orientações para preparo do solo, até a comercialização dos produtos em feiras agroecológicas, bem como encaminhar para o processo de certificação orgânica, quando for o caso de agricultores/produtores orgânicos.

O projeto também está na fase de capacitação dos bolsistas e voluntários e as primeiras visitas às propriedades serão realizadas já no mês de maio.

IF Mais Empreendedor Nacional

O Programa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos com ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro, Pequenos Empreendedores (MPEs), Empreendedores Individuais desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ ativo) e Empreendedores e Produtores Rurais formalizados, particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da COVID-19.

Desde 2021, o IF Baiano vem desenvolvendo projetos fomentados pelo IF Mais Empreendedor e fortalecendo empreendedores no estado da Bahia. Em 2022, o projeto intitulado ‘Planejamento Estratégico Empreendedor para Enfrentamento de Impactos Pandêmicos’ foi vencedor na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O projeto prestou consultoria a empreendimentos que tiveram impactos negativos com a pandemia na cidade de Itaberaba.

A execução é uma iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), órgão vinculado ao Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas