20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Alertas de chuvas intensas atingem metade das cidades da Bahia

Mais Lidas

Três alertas meteorológicos de chuvas intensas em áreas da Bahia foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Um dos alertas, de cor vermelha, classificado como de grande perigo, atinge 55 cidades do Sul do estado, além de cinco cidades de Minas Gerais. Ele engloba as regiões de Ilhéus, Porto Seguro e parte de Teixeira de Freitas. A validade é até às 10h deste sábado (22).

Nestas localidades, de acordo com o Inmet,  podem ocorrer chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

O outro alerta, de cor laranja, com classificação de perigo, abrange 150 cidades da Bahia, incluindo, além das regiões sob alerta vermelho, as regiões de Itapetinga, Vitória da Conquista e parte de Guanambi. Este tem validade mais extensa, até 10h do próximo domingo (23).

As previsões indicam que nestas cidades pode ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.

Um terceiro alerta, de cor amarela e de risco potencial, abrande toda a meta sul do estado e todo o Extremo-Oeste. Estas áreas podem receber chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Nos três casos, a recomendação principal é para que se evite enfrentar o mau tempo e que procure ajuda da Defesa Civil ou dos Bombeiros em caso de riscos emitentes.

Veja o alerta Laranja

Veja o alerta Vermelho

Veja o alerta Amarelo

Chuvas

Desde a última quarta-feira (19), áreas de instabilidade têm trazido chuvas para a Bahia. Choveu muito forte em algumas cidades nas últimas 24 horas. De acordo com os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Em Santa Cruz de Cabrália, na região de Porto Seguro, o acumulado foi de 326 mm.

A prefeitura iniciou uma operação logo após a chuva para atender os atingidos e tentar desobstruir as vias afetadas pela chuva histórica.

Chuva causou inundações em Santa Cruz de Cabrália

Já em Ilheús, a chuva foi de 186 mm e em Vitória da Conquista, entre a noite desta quinta-feira (20) e a manhã desta sexta-feira (21), choveu até 80 mm em algumas regiões.

Veja a previsão do tempo para os próximos cinco dias nas áreas de alerta

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas