Previsão do Tempo

Após dia mais quente do ano, Vitória da Conquista registrou chuvas com acumulado de até 80 milímetros

Publicado por
Compartilhado

Depois de uma tarde de muito calor, com a máxima chegando aos 32,5ºC, a maior de 2023 até o momento, o tempo mudou em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (20). Dois temporais atingiram a maior parte da cidade, um no fim da noite e outro nas primeiras horas desta sexta-feira (21).

De acordo com os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Uesb, o acumulado na localidade foi de 80 mm, sendo 30 mm pela noite e 50 mm pela manhã.

Já os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram nas últimas 24 horas os volumes de 49 mm no bairro Recreio, 54 mm no Lomantão, 60 mm no Centro, 63 mm no Patagônia e 72 mm no bairro Barcelar.

Todo este volume de chuva causou alagamentos e alguns transtornos na cidade. Durante a noite, um estabelecimento comercial foi invadido pela enxurrada na na esquina das ruas Paulino Fonseca e Rua José de Oliveira Lima, no Alto Maron. Na Avenida São Geraldo, a força da água chegou a arrastar alguns carros e motos que trafegavam pela via.

Pela manhã, o temporal foi ainda mais forte e novas situações de risco foram ocasionadas pela cidade, principalmente com imóveis invadidos pelas enxurradas.

Não chovia de forma generalizada em toda a cidade deste 22 de janeiro. Depois de atravessar fevereiro e marços secos, voltou a chover no início de abril, no entanto em volumes inferiores a 10 mm em boa parte da cidade.

As previsões continuam apontado para a possibilidade de ocorrência de novas chuvas até domingo na cidade. O Inmet emitiu três alertas para chuvas intensas em metade dos municípios da Bahia.

Ocorrências

Na quinta, a Defesa Civil registrou cinco ocorrências e na manhã de sexta foram 15 . Duas famílias moradoras dos bairros Panorama e Santa Cecília ficaram desalojadas e já foram contatadas pela equipe social da Prefeitura. Houve o desabamento parcial de uma casa, tendo sido a moradora retirada da moradia pela Defesa Civil.

Outro imóvel, onde existe uma casa e uma marcenaria, na parte baixa do Santa Cecília, próximo à Avenida Presidente Vargas, também foi invadido pela enxurrada. Isso se deu em razão do extravasamento de água do canal, que causou a enxurrada. Nem mesmo nas chuvas fortes dos finais de de 2021 e de 2022 provocou extravasamento do canal.

“Estamos em alerta, equipes e equipamentos da Seinfra, Deserg, Sesep e Semma. além da Defesa Civil,  ficarão em plantão permanente e assim que as chuvas cessarem, vamos iniciar a recuperação do pavimento que foi estragado”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

Esta postagem foi publicada em 21 de abril de 2023 13:17

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Neoenergia Coelba abriu vagas de emprego em Salvador e mais quatro cidades

A empresa de distribuição de energia elétrica na Bahia, Neoenergia Coelba, está com oferta de…

3 de maio de 2024

Guanambi tem 1,28% da população indígena ou quilombola

Embora não haja nenhuma aldeia ou território quilombola demarcado, Guanambi possui 1,28% de sua população…

3 de maio de 2024

Cogna Educação oferta vagas de emprego em Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Cogna Educação, antiga Kroton Educacional, empresa de educação com atuação em todos os níveis…

3 de maio de 2024

Incra e UFRB firmam parceria para elaboração de relatórios técnicos sobre comunidades quilombolas na Bahia

Nesta sexta-feira (3), por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), a Universidade Federal…

3 de maio de 2024

Inema divulgou previsão do tempo para todas as regiões da Bahia durante fim de semana

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou a previsão…

3 de maio de 2024

1º Feira Nacional de Artesanato na Bahia será realizada de 17 a 19 de maio

Será realizado entre os dias 17 e 19 de maio, na Arena Fonte Nova, em…

3 de maio de 2024